2021 - TOYOTA CAMRY

A divisão norte-americana da Toyota acaba de apresentar as primeiras imagens e dados da nova linha 2021 do Toyota Camry, que receberá uma série de melhorias com a estreia do novo modelo. Estas novidades são de caráter menor e não afetam a configuração mecânica e de chassi do modelo, mas significam a estreia de novos elementos de equipamento e uma mudança na composição da linha que é comercializada nos Estados Unidos.
Em princípio estas novidades só foram confirmadas para o mercado norte-americano, no entanto, o Toyota Camry que podemos encontrar em outros mercados é realmente um derivado ligeiramente modificado da versão americana do sedan. De fato, a versão de especificações europeias, por exemplo, é praticamente indistinguível do Camry Hybrid americano, além disso, são fabricados juntos na mesma planta de Georgetown, Kentucky. De modo que se espera que a linha europeia também estreie novidades em breve.
A principal novidade da nova linha 2021 do sedan japonês é a estreia do novo pacote de sistemas de segurança Toyota Safety Sense 2.5. Ele conta com uma câmera e radar melhorados para oferecer uma melhor resposta, inclusive em condições de baixa iluminação. Este pacote inclui sistemas como a assistência de direção de emergência e um controle de cruzeiro adaptativo que inclui controle de direção. O novo pacote estreará no Camry 2021, porém mais adiante estará disponível para outros modelos da marca japonesa.
Em relação às modificações estéticas só vamos encontrar leves mudanças em algumas versões, como é o caso dos acabamentos nas grades e a configuração das novas versões de acesso, pois desaparece o Toyota Camry L base e em seu lugar agora surge como primeiro escalão da linha o novo Camry LE. Outra novidade é o Camry XSE Hybrid, uma nova versão que conta com uma estética mais esportiva graças às suas grades com elementos em preto brilhante e rodas de 19 polegadas combinando, além de novos revestimentos em couro no interior.
A linha de motores a gasolina se mantém inalterada, de modo que seguimos encontrando o mesmo 4 cilindros de 2.5 litros e o V6 de 3.5 litros, de 205 e 305 cv, respectivamente, além da versão híbrida, que é composta pelo motor de 4 cilindros de 2.5 litros e um motor elétrico com uma potência total combinada de 218 cv.
No habitáculo também surgem novidades, pois agora os clientes irão dispor de uma nova tela central do tipo flutuante, que pode ser de 7.0 ou 9.0 polegadas, além de um painel de instrumentos digital de 7.0 polegadas e um enorme head-up display de 10 polegadas. O número total de opções em função das versões mecânicas e os diferentes níveis de equipamento da linha se eleva a 17.