1994 - TOYOTA COROLLA TRD2000

Já comentamos aqui que a década de 90 do século passado foi uma das épocas mais prodigiosas para a indústria automobilística japonesa. Durante esses anos foram concebidos carros que passaram diretamente para os livros de história do setor, como os Nissan GT-R o o Toyota Supra Mk4 tão populares atualmente. Mas, além destes best sellers, o Japão também fabricou carros chamativos e outros um pouco mais raros como o Toyota Corolla TRD2000 de 1994.
Naquela época, a Toyota competia no Campeonato Japonês de Turismos (JTCC por suas siglas em inglês), um campeonato que esteve ativo entre 1985 e 1998, onde participavam fabricantes e pilotos vindos de todos os cantos do planeta em corridas dentro dos melhores circuitos japoneses. Na época, as diferentes equipes que utilizavam modelos da Toyota, optavam pelos Corona e Corolla, sendo este último o que serviu como base para lançar o TRD2000 que aparece nas imagens.
Na realidade, o Toyota Corolla TRD2000 foi desenvolvido para o mercado japonês e construído para replicar as especificações dos Corolla de corridas que participavam no JTCC. Inicialmente iriam ser fabricados 99 exemplares, mas foi fabricado um lote que incluía 10 unidades. Aparentemente, a equipe Toyota Racing Development (TRD) já não está ativa, mas nessa época era considerada uma entidade externa, separada da Toyota. Foi algo assim como a AMG em seu início, um preparador externo que finalmente acabaria sendo incorporado pela Mercedes-Benz.
Voltando ao Corolla TRD2000 de 1994, este carro recebia uma série de modificações aplicadas graças aos conhecimentos da equipe no campeonato JTCC. A primeira mudança foi realizada debaixo do capô, já que o motor original foi substituído por um bloco 3S-GE de 2.0 litros e aspiração natural que entregava respeitáveis 180 cv de potência. A energia era canalizada diretamente ao eixo dianteiro através de uma transmissão manual de cinco velocidades.
A caixa de câmbios e o eixo de transmissão procediam de duas gerações diferentes do Toyota Celica, o que requeria suportes especialmente desenvolvidos para adaptar-se ao chassi do Corolla. Além do motor e da transmissão, o TRD2000 também recebeu uma embreagem reforçada, um diferencial mecânico de deslizamento limitado, rodas TRD Type-FT de 15 polegadas calçadas com pneus Yokohama Grandprix M5, uma nova suspensão, freios de alto rendimento e um sistema de escape esportivo de aço inoxidável.
A nível estético, a Toyota Racing Development quase não fez mudanças significativas, além de alguns emblemas específicos, as rodas de 15 polegadas antes mencionadas e as duas saídas de escape circulares na parte traseira. Também exibia um pequeno aerofólio traseiro com a terceira luz de freio integrada, tudo isso sem renunciar às características de um prático sedan de quatro portas.
O preço do Toyota Corolla TRD2000 em 1994 era de 3.350.000 ienes, o que equivale a algo como 170.000 reais atuais. O valor atual rondaria os 305.000 reais, um valor que era mais que o dobro do que custava qualquer Corolla dentro de sua linha da época. É desconhecido o paradeiro das únicas 10 unidades fabricadas. Resta dizer que encontrar um exemplar à venda é uma tarefa quase impossível.