2005 - TOYOTA COROLLA TTE COMPRESSOR

As normas de emissões na Europa marcaram o lançamento no mercado de muitos modelos, incluindo o Toyota Corolla TTE Compressor.
A verdade é que se tratava de um modelo que encaixava bem na marca porque sucedia o Toyota Corolla T Sport, mas contava com algumas melhorias que relançava o topo da linha Corolla em 2006 - dependendo do mercado, o modelo chegou em novembro de 2005.
Era um modelo difícil de justificar e apesar do seu elevado equipamento de série, seu preço um pouco superior aos 33.500 euros o distanciava de modelos do porte do SEAT León 1.8 VT CUPRA R de 225 cv que era 7.000 euros mais barato, do Golf GTI FSI de 200 cv que era 6.000 euros mais barato e do Renault Mégane 2.0 T RS que era 5.000 euros mais barato. O carro que talvez estivesse à altura do modelo japonês - em termos de preço - era o Alfa Romeo 147 GTA, que ainda assim era pouco mais de 1.000 euros mais barato.
Desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH, o Toyota Corolla TTE Compressor era uma das versões mais esportivas da marca na Europa e em função da homologação antipoluição que adotava, podia oferecer 218 ou 225 cv por pouco mais de 33.500 euros.
As unidades do Toyota Corolla TTE Compressor mais recomendáveis eram as que entregavam 225 cv a 8.000 rpm, assim como 230 Nm de torque máximo a 3.600 rpm. As versões que atendiam a norma Euro 4 eram um pouco menos potentes e geravam 218 cv a 8.200 rpm e 215 Nm de torque a 4.000 rpm.
As normas de emissões cada vez mais restritas marcaram o final do caminho para a produção do rápido Toyota Corolla T Sport, mas sua reputação de veículo esportivo se mantinha viva graças à introdução de um Corolla mais rápido, mais potente, com melhor dinâmica e presença.
O Toyota Corolla TTE Compressor utilizava o mesmo motor VVTL-i de 4 cilindros e 1.794 cc que o Toyota Corolla T Sport, mas com uma interessante adição, um compressor projetado para elevar a potência até os 225 cv.
Estas medidas ajudavam a reduzir em um segundo e meio o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, que podia ser coberta em 6.9 segundos.
Graças ao torque extra em rotações mais baixas do motor - um máximo de 215 Nm a 4.000 rpm -, o Toyota Corolla TTE Compressor oferecia um desempenho extremamente flexível e recuperações interessantes, embora estivesse longe de seus rivais e fosse mais caro.
Para fazer frente ao aumento de potência, o Toyota Corolla TTE Compressor era equipado com uma suspensão esportiva que rebaixava a altura do modelo em 15 mm e molas ajustadas para um melhor desempenho. O modelo melhorava sua estética graças a um kit aerodinâmico específico e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 215/45. Para arrematar o modelo, a Toyota equipava um sistema de escape esportivo com tubos de saída duplos que dotavam o modelo de um som inconfundível. Na parte dinâmica também cabe mencionar a presença das barras dianteira e traseira.
Como comentamos antes, o Toyota Corolla TTE Compressor equipava um motor 1.8 VVTL-i ao qual havia sido incorporado um compressor volumétrico. Essa alteração fazia com que o motor do modelo em questão não se parecesse a um motor naturalmente aspirado convencional, pois além de ter um regime de uso muito amplo, essa faixa de uso era cheia de força a partir de rotações muito baixas.
Tanto as melhorias na mecânica como no powertrain ofereciam um Toyota Corolla com um caráter esportivo mais marcado, embora não fosse tão radical, sendo suas suspensões bastante confortáveis e sua direção mais dura, mas não tão esportiva ou direta.
O Toyota Corolla TTE Compressor contava com controle de estabilidade e controle de tração de série, sendo este último o único que podia desconectar-se.
No interior o modelo contava com um novo volante forrado em couro, uma nova manete da alavanca de câmbios, um novo freio de mão e pedais metálicos.
Os bancos eram mais esportivos que as versões convencionais diesel e gasolina, mas eram os mesmos que os montados no acabamento T Sport. O topo da linha contava com um equipamento muito elevado, com elementos como o navegador com tela táctil, o climatizador e os retrovisores elétricos e térmicos.
Hoje em dia na Europa é possível encontrar exemplares usados desta confiável fera japonesa por preços entre 9.000 e 13.000 euros, dependendo do estado do carro e do país, embora sua exclusividade e sua idade tornem difícil encontrar modelos imaculados pelos quais valha a pena pagar esses valores.