2021 - TOYOTA HILUX BY FATBOY FAB WORKS

Embora o motor 1GZ-FE da Toyota não seja tão popular como a série 2JZ, não se trata muito menos de uma mecânica que passe despercebida. Já vimos este motor em conversões como o Supra MK4 e, originalmente, no Toyota Century de segunda geração. No entanto, nunca havia estado presente em uma pick-up como esta Toyota Hilux.
A Hilux não é alheia aos motores de grandes dimensões. Em uma ocasião, uma conversão com motor AMG V8 de 6.2 litros ganhou todas as manchetes. No entanto, pouco ou nada tem a ver aquele modelo com este V12. De fato, esse próprio motor tem uma longa história, pois foi vendido entre 1997 e 2017, nada menos que duas décadas.
Embora o Toyota Century de segunda geração tenha sido vendido apenas no Japão, um destes motores V12 de 5.0 litros acabou chegando à África do Sul. Ali, os especialistas da Fatboy Fab Works aproveitaram para montá-lo debaixo do capô de uma Toyota Hilux que, originalmente, conformava-se com um bloco diesel de 3.0 litros.
A pick-up, que é de 2012, adiciona um par de turbo compressores Garrett GT35 à equação para tornar-se ainda mais selvagem. Inicialmente falamos de uma mecânica capaz de entregar 276 cv de potência e 481 Nm de torque, mas com as modificações eleva essa cifra a nada menos que 540 cv e 970 Nm de torque máximo.
Por outro lado, foi mantida de serie a transmissão de 4 velocidades do Century, embora tenha sido utilizado um eixo de transmissão personalizado. Também de série são os freios. O modelo foi apresentado no evento Simola Hillclimb, na África do Sul, que aconteceu no começo deste mês.