2025 - TOYOTA HILUX HYBRID 48V

Ao longo de mais de meio século, a Toyota Hilux estabeleceu uma reputação mundial por resistência e durabilidade excepcionais, servindo fielmente seus proprietários e condutores nos ambientes mais desafiadores do mundo. Durante esse tempo, ela também evoluiu constantemente para se tornar um veículo genuíno de uso duplo: ela manteve toda a resistência e confiabilidade necessárias para tarefas de trabalho sérias, ao mesmo tempo em que oferece conforto, refinamento, equilíbrio na estrada e segurança para a direção cotidiana e de lazer.
Essa evolução entra em uma nova fase em 2025 com a introdução do primeiro powertrain eletrificado do modelo, a Toyota Hilux Hybrid 48V.
O sistema híbrido leve de 48V fortalece a proposta da Hilux como uma parceira ideal para usuários comerciais e empresariais, oferecendo vários benefícios. O desempenho é mais suave, silencioso e refinado, seja dirigindo em estradas normais ou enfrentando terrenos mais difíceis. Criticamente, isso é alcançado sem comprometer a destreza off-road da pick-up - notavelmente, não há impacto em sua travessia em águas profundas (700 mm) ou em suas capacidades de transporte de carga. Isso foi alcançado garantindo que componentes como a bateria sejam posicionados no alto do motor e usando uma camada de tecido na estrutura da correia dentada - uma novidade da Toyota.
A Toyota Hilux Hybrid 48V é lançada no formato Cabine Dupla em todas as versões, incluindo a principal versão INVINCIBLE.
Novo sistema Toyota 48V Hybrid
A Hilux é o primeiro modelo a usar o novo sistema Toyota 48V Hybrid. Este powertrain híbrido leve retém os pontos fortes do comprovado motor turbodiesel de 2.8 litros da pick-up e introduz um novo motor-gerador elétrico, uma bateria híbrida de íons de lítio de 48V e um conversor CC-CC.
Todos esses novos componentes foram projetados para integração simples, evitando a necessidade de ajustes complexos no layout do powertrain.
Outra consideração importante foi garantir que o sistema possa suportar o tipo de condições operacionais adversas que a Hilux provavelmente encontrará. Por exemplo, novas peças, incluindo o motor-gerador, estão localizadas altas o suficiente no motor para manter a capacidade de superar superfícies alagadas de 700 mm do veículo.
Motor-gerador elétrico
O motor-gerador elétrico - uma unidade síncrona de ímã permanente - é acionado pelo motor e, por sua vez, carrega a bateria híbrida de íons de lítio. Ele fornece vários benefícios que tornam a direção mais fácil, suave e silenciosa em todas as condições - tanto na estrada quanto fora dela.
Suas dimensões compactas ajudaram a tornar o sistema híbrido fácil de integrar ao powertrain existente da Hilux.
Seus benefícios incluem uma função de frenagem regenerativa, recuperando a energia produzida toda vez que o condutor tira o pé do acelerador. Combinado com a frenagem do motor, isso economiza combustível, torna a direção mais fácil e proporciona uma desaceleração natural.
Na direção na estrada, a aceleração ao arrancar e a desaceleração são mais suaves, mais lineares e mais naturais, contribuindo para uma viagem mais tranquila e confortável.
Ao cobrir superfícies mais ásperas e off-road, o motor-gerador aumenta a capacidade da Hilux de superar obstáculos. A capacidade de controle em baixas velocidades é ainda mais auxiliada por uma redução de 20% na velocidade de marcha lenta do motor, de 720 rpm para 600 rpm.
A assistência de potência fornecida pelo motor-gerador elétrico também reduz a carga do motor em funcionamento de baixa eficiência, contribuindo para uma melhoria de até 5% no consumo de combustível e nas emissões de CO2, em comparação com a Hilux a diesel de 2.8 litros sem o sistema Hybrid 48V.
O status operacional do motor-gerador é indicado no visor multi-informações do condutor com uma leitura mostrando CHG (regeneração de energia), ECO e PWR (fornecendo assistência em ambos os casos).
Desempenho de parada-partida mais suave, rápido e silencioso
O sistema stop-start proporciona uma direção mais confortável no trânsito, com o sistema Hybrid 48V permitindo uma resposta de reinicialização mais rápida e silenciosa.
O motor-gerador elétrico opera no lugar de um motor de partida convencional e está sempre conectado, o que significa que a reinicialização é permitida mesmo em altas rotações do motor e há menos atraso nas reinicializações imediatas após a parada.
A parada automática é fornecida em tráfego pesado ou em momentos em que o condutor acidentalmente reinicia o motor reduzindo a pressão no pedal do freio.
O condutor pode definir sua preferência para o desempenho de parada e partida, selecionando NORMAL ou LONGO no visor multi-informação do veículo. Ao escolher LONGO, o tempo de parada em marcha lenta do motor quando o ar-condicionado está operando é aumentado.
Quando a Hilux está em uma subida, pode ocorrer um pequeno atraso entre a reinicialização do motor e a geração do torque de acionamento. Como uma função auxiliar, o sistema de parada e partida manterá a pressão do freio até que o torque de acionamento necessário seja gerado, para suportar o desempenho de partida suave. Além disso, em superfícies niveladas, qualquer excesso de torque de acionamento da velocidade do motor acelerando na reinicialização é compensado.
O controle do volume de injeção foi otimizado para suportar a capacidade de resposta do sistema, equilibrado com o nível de choque experimentado durante a aceleração.
Bateria híbrida de íons de lítio
A bateria híbrida de íons de lítio de 48V tem 13 células e uma capacidade de 4.3 Ah. Ela pesa apenas 7.6 kg e, graças ao uso de pequenos componentes internos, é suficientemente compacta para ser alojada debaixo dos bancos traseiros da Hilux, com impacto mínimo no espaço da cabine.
Quando totalmente carregada, a bateria pode fornecer até 12 kW adicionais de potência e 65 Nm de torque ao powertrain na partida.
A bateria híbrida e o conversor CC-CC de baixo perfil são protegidos contra a entrada de água, o ar de resfriamento é puxado para dentro da bateria pela frente do veículo, com uma temperatura mais baixa do que o ar da cabine. Um filtro ajuda a evitar o acúmulo de poeira nos caminhos de resfriamento da bateria e no ventilador, o que ajuda a evitar a deterioração do desempenho da bateria devido a altas temperaturas.
Tensionador de correia de dois braços
Um tensor de dois braços fornece a tensão da correia necessária para o motor-gerador elétrico. O primeiro de seu tipo a ser usado em um Toyota, foi projetado especificamente para uso em veículos com motor a diesel e para atender às demandas de direção em estradas irregulares. Ele fornece o nível de tensão da correia que o motor-gerador requer, além de uma função de assistência de reinicialização.
Ela também ajuda a garantir uma resposta de aceleração melhorada e seu desempenho de ruído e vibração está no mesmo nível de veículos de passageiros com motor a gasolina.
A composição do material da correia é essencial para seu desempenho. Uma camada de tecido de algodão de alta resistência no lado nervurado da correia reduz o ruído, absorve água e mantém seu coeficiente de atrito quando molhada. Isso ajuda a obter um desempenho consistente em condições desafiadoras, por exemplo, ao dirigir na água. A Hilux 48V não só pode atravessar água a 700 mm de profundidade, como também pode ser parada nessa profundidade por até 10 minutos.
Um cabo de aramida de alta resistência é usado no núcleo da correia, aumentando a confiabilidade quando há aumento de tensão quando o motor-gerador dá partida no motor ou aumenta o nível de geração de energia.
Batentes nos braços tensores reduzem ruídos e vibrações anormais causados ??pelos braços batendo na carcaça ao alternar para o modo motor-gerador. Buchas no mecanismo de amortecimento são projetadas para ajudar a evitar que corpos estranhos entrem nas peças deslizantes, como poeira e areia em estradas irregulares.
Motor turbodiesel de 2.8 litros
O motor da Hilux, uma unidade DOHC de 16 válvulas, gera no máximo 204 cv a 3.400 rpm e um torque muscular de 500 Nm entre 1.600 e 2.800 rpm. Ele apresenta injeção de combustível common rail, um turbocompressor de bico variável e um intercooler refrigerado a água. Os recursos de controle de emissão de escapamento incluem um filtro de partículas, Redução Catalítica Seletiva e injeção adicional de ureia. Em comum com outros modelos Hilux, o motor Hybrid 48V é compatível com diesel HVO100, um combustível não fóssil feito de fontes 100% renováveis.
Novo Multi-Terrain Select (MTS)
A Toyota Hilux Hybrid 48V é a primeira Hilux a apresentar o sistema Multi-Terrain Select, operado usando o interruptor MTS e o seletor de modo no console central. Isso ajusta os sistemas de controle de direção do veículo - força de tração, suspensão e pressão do freio hidráulico - para melhorar a tração, manobrabilidade e estabilidade em diferentes condições de direção.
Existem seis configurações: Sand, Mud, Rock, Dirt, Deep Snow e Auto. No modo Auto, os sensores ao redor do veículo avaliam continuamente as condições da estrada e aplicam automaticamente as configurações de controle apropriadas. Sand, Mud, Rock e Auto podem ser acionados quando a Hilux está em L4 (baixo); Dirt, Sand, Mud, Deep Snow e Auto podem ser usados ??na faixa de transmissão H4.
- MODO AUTO: fornece desempenho de cobertura do solo sem que o motorista tenha que alterar o modo de acordo com a estrada e as condições de direção.
- MODO DIRT: ao dirigir em estradas não pavimentadas, a velocidade e a estabilidade do veículo são as mesmas que em superfícies pavimentadas. O sistema proporciona uma sensação adequada de contato pneu-solo em superfícies de estrada onduladas ou irregulares e força de direção adequada, mesmo ao rebocar.
- MODO SAND: na faixa H4, este modo evita o fornecimento de força de direção excessiva, para evitar que o veículo fique preso, enquanto ainda fornece tração suficiente para cruzeiro. Na faixa L4, uma força de direção maior é fornecida caso o veículo fique preso, ou a superfície arenosa ofereça um alto nível de resistência.
- MODO MUD: neste modo, as rodas giram para ajudar a progredir em estradas lamacentas com níveis de aderência muito baixos. Uma força de direção maior é fornecida na faixa L4 quando a lama é profunda o suficiente para cobrir os pneus.
- MODO DEEP SNOW: este modo pode ser usado ao fazer movimentos para frente e para trás para lidar com altos solavancos de neve. Quando a neve é ??profunda o suficiente para cobrir os pneus, o sistema gira as rodas para criar um efeito de limpa-neve. Uma força de direção moderada é fornecida ao dar a partida para evitar o giro das rodas. Este modo não se destina ao uso ao dirigir em superfícies de estrada com neve compactada.
- MODO ROCK: este modo é adequado para dirigir em terrenos duros e rochosos, suprimindo o deslizamento dos pneus. Se apenas dois pneus estiverem em contato com o solo, o sistema transmitirá a força motriz para as outras duas rodas enquanto controla simultaneamente a velocidade do veículo.
O visor digital multi-informação da Hilux apresenta um fundo diferente para cada modo. Nos modos Sand, Mud e Deep Snow em H4 e em todos os modos L4, o indicador VSC OFF é iluminado; em todos os modos, a luz indicadora de deslizamento piscará quando o controle do freio estiver sendo aplicado.
Um passeio forte e estável
A nova Toyota Hilux Hybrid 48V tem bastante presença nas ruas, medindo 5.325 mm de comprimento, até 1.900 mm de largura e 1.865 mm de altura. É uma pick-up prática, o formato de cabine dupla combina com uma caçamba de 1.555 mm de comprimento. O sistema híbrido leve não diminui em nada a capacidade de transporte de carga: a carga útil é de até 1.000 kg e a capacidade de reboque é de 3.500 kg.
A Toyota Hilux Hybrid 48V tem uma arquitetura de carroceria sobre chassi e chassi de estrutura de escada que são essenciais para sua resistência, durabilidade e rigidez torcional. As molas de lâmina resistentes e os amortecedores duplos da suspensão traseira proporcionam desempenho off-road seguro e conforto e condução na estrada semelhantes aos de um SUV. Suas credenciais de ‘ir a qualquer lugar’ são apoiadas por uma distância ao solo de 310 mm e ângulos de aproximação e saída de 29 e 26 graus, respectivamente.
Disposições avançadas de segurança
A Hilux Hybrid 48V é equipada com a tecnologia Toyota Safety Sense para fornecer aos ocupantes e outros usuários da estrada proteção de classe mundial contra muitos riscos comuns de acidentes.
Um Sistema de Pré-Colisão (PCS) aprimorado pode detectar melhor pedestres à noite, ciclistas durante o dia e veículos que se aproximam ou pedestres em cruzamentos ao fazer curvas. Quando tais perigos são detectados, o sistema emite alertas sonoros e visuais antes de aplicar força de frenagem, se necessário.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Assistência de Sinalização Rodoviária (RSA) permite que o condutor ajuste rapidamente a velocidade de acordo com as mudanças no limite. O ACC também pode reduzir a velocidade do veículo automaticamente para garantir uma velocidade apropriada nas curvas da rodovia.
Ao dirigir à noite, a função Farol Alto Automático (AHB) elimina a necessidade de alternar os níveis dos faróis para evitar ofuscar outros motoristas. Ele detecta veículos que se aproximam e ajusta as luzes de forma instantânea e precisa, para que o uso do farol alto seja maximizado.
Multimídia e conectividade
A alta especificação de equipamento inclui o sistema multimídia Toyota Smart Connect de 8 polegadas e um pacote de áudio premium JBL de nove alto-falantes.
O Toyota Smart Connect dá ao condutor acesso à navegação baseada em nuvem com planejamento de viagem eficiente auxiliado por inteligência de tráfego de última hora. O sistema também inclui um agente de voz para operação viva-voz de chamadas de celular e funções de áudio. A integração com smartphone é fornecida sem fio via Apple CarPlay e Android Auto.
Mais conveniência é fornecida pelo aplicativo de smartphone MyToyota. Ele pode ser usado para operar certas funções do veículo remotamente - travamento/destravamento de portas e uso do sistema de ar-condicionado para aquecer ou resfriar a cabine antes de uma viagem. O aplicativo também fornece dados do veículo e pode ser usado para agendamento de manutenção e lembretes.