2022 - TOYOTA LAND CRUISER BY SVI ENGINEERING

A Toyota apresentou o mais recente Land Cruiser (J300) em 2021, mas continua fabricando o J70 introduzido por volta de 1984. Na verdade, os pedidos foram interrompidos porque a demanda supera a oferta.
Apesar de sua venerável idade, o 4x4 que pode te levar ao fim do mundo não mostra sinais de debilidade, já que segue beneficiando-se de atualizações para cumprir com as normas de segurança mais restritas. Enquanto isso, uma empresa especializada em veículos blindados lançou uma das conversões mais selvagens já vistas sobre o Land Cruiser.
Apresentado no Salão Aeroespacial e de Defesa da África (AAD2022), celebrado na África do Sul, o MAX 3 Six-Wheeler (6x6) da SVI Engineering está baseado no chassi do J79.
Como seu nome indica, conta com um terceiro eixo, mas também com uma largura modificada do segundo eixo para alinhar as rodas com as dianteiras e solucionar uma ‘anomalia’ do Toyota Land Cruiser J79, de acordo com o especialista em veículos blindados.
Além disso, os dois eixos traseiros se beneficiam de freios a disco para melhorar a potência de frenagem e adaptar-se ao maior peso do veículo após acrescentar um jogo de rodas adicional, ao mesmo tempo que melhora suas capacidades todo-terreno.
Com aspecto de estar preparado para protagonizar o próximo filme do Mad Max, o sinistro todo-terreno conta com uma carroceria totalmente redesenhada, feita de placas de aço blindado que pode sobreviver a um ataque com rifles de assalto e granadas.
De série, oferece um nível de proteção EN1063 BR6, mas pode ser melhorado opcionalmente ao nível BR7. A SVI Engineering adicionou uma nova barra estabilizadora traseira e realizou ajustes na suspensão.
A potência vem do indestrutível motor turbodiesel V8 de 4.5 litros que pode suportar uma massa bruta máxima do veículo de 5.500 quilos. Parte desse peso é atribuído a um interceptor de drones que consiste em um radar que detecta a localização de um drone hostil e o identifica.
Posteriormente, a informação é enviada ao sistema de gestão de armas, que está conectado ao lança-granadas automático. Uma vez derrubado o drone, é possível recuperá-lo utilizando uma motocicleta todo-terreno montada na parte traseira da pick-up.
Embora o concept apresentado na feira sul-africana esteja baseado na carroceria de cabine dupla, a SVI Engineering informa que também oferecerá uma conversão para o modelo de cabine simples, além de uma versão SUV conhecida como Troop Carrier/WorkMate.