2023 - TOYOTA SEQUOIA

A Toyota decidiu elevar sua aposta no concorrido segmento dos SUVs de grandes dimensões. Os crossovers full-size desempenham um papel de destaque nos Estados Unidos. A particular proposta da marca japonesa para essa categoria não é outro modelo que o Toyota Sequoia. Um veículo que vinha pedindo a gritos há vários anos uma renovação integral. Pois bem, a espera acabou.
Acaba de ser apresentada a terceira geração do Sequoia. O SUV da Toyota estreou importantes novidades e melhorias. Entre elas, encontra-se o compromisso com a eletrificação. A grande inspiração foi a nova Toyota Tundra, um modelo que também estreou geração há menos de meio ano. Não terá vida fácil, já que deve brigar com autênticos pesos pesados do segmento, como são o GMC Yukon e o Ford Expedition.
Com relação às mudanças, a verdade é que basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir quais são as novidades mais relevantes em termos de design exterior. Adota uma nova linguagem de design e está claro que a referência principal foi a pick-up Tundra. Na parte frontal surge uma grande grade ladeada por característicos faróis com tecnologia LED.
O para-choque dianteiro apresenta formas muito marcadas e proeminentes proteções. Em função da versão ou pacote configurado a grade adotará diferentes acabamentos, assim como padrões. A vista lateral traz à tona a essência SUV do Sequoia. Os arcos de roda estão resguardados por proteções e a isso devemos somar as barras de teto. Também cabe mencionar as rodas de até 22 polegadas.
Terminando o tour pelo exterior na parte traseira, os elementos a destacar são as lanternas em disposição horizontal, que estão conectadas através de uma moldura cromada para realçar a sensação de largura.
Em termos de personalização, o novo Sequoia é muito bem servido, já que é possível optar também por diferentes cores para a carroceria e desenhos de rodas, além de pacotes de estilo exterior. Trata-se dos pacotes TRD Sport e TRD Off-Road. Em função do pacote escolhido, será realçado o aspecto esportivo ou aventureiro do veículo.
Com relação ao interior do novo Sequoia, somos envolvidos por um enorme habitáculo que conta com espaço e, sobretudo, com equipamento tecnológico. Em comparação com o modelo anterior, surge um interior mais moderno e elegante. Além disso, a marca deu muito mais ênfase em melhorar a qualidade dos acabamentos e guarnições.
Mais uma vez, se tivermos presente a nova Tundra, perceberemos que inúmeros componentes da pick-up se trasladam a este SUV. O centro nevrálgico é uma grande tela táctil de 14 polegadas que se situa na parte alta do console central e se combina com uma instrumentação digital de 12.3 polegadas. O sistema multimídia Toyota Audio Multimedia permite acessar a inúmeros serviços digitais online. Também é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
No interior há espaço suficiente para acomodar três filas de bancos. A terceira fila de bancos pode deslizar para priorizar o espaço de carga ou, pelo contrário, o espaço para os ocupantes destes bancos. Alguns dos equipamentos mais destacados são o volante multifuncional térmico, bancos dianteiros e traseiros (segunda fila) com aquecimento e ventilação, além do equipamento de som JBL.
A lista de sistemas de assistência à condução é igualmente ampla. No equipamento de série de todas as versões está incluído o pacote Toyota Safety Sense 2.5 com inúmeros assistentes. Entre eles destacam-se o sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança involuntária de faixa, faróis altos automáticos, reconhecimento de sinais de trânsito e monitor de ponto cego.
Quanto à parte mecânica também há importantes novidades. É que este enorme SUV sucumbiu à eletrificação. A Toyota aproveitou a mudança de geração do Sequoia para introduzir na linha uma versão híbrida simples (HEV). Estará disponível de maneira exclusiva com a mecânica híbrida i-Force Max. Debaixo do capô se encontra um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Twin-Turbo acompanhado de um pequeno motor elétrico.
Desenvolve uma potência de 437 cv e 790 Nm de torque máximo. Tudo isso é gerenciado através de uma transmissão automática de 10 velocidades. Será possível optar por uma configuração de tração total. A marca destaca que dispõe de uma capacidade de reboque superior a 4.000 kg.
Com relação à sua chegada ao mercado, a Toyota assinala que, se tudo correr conforme o previsto, o novo Sequoia estará pronto para desembarcar nos no meio deste ano. No momento em que se aproxime sua chegada, serão revelados o resto dos detalhes da linha. Como por exemplo, todos os preços. O processo de produção em série acontecerá em San Antonio, Texas (Estados Unidos).