2024 - TOYOTA TACOMA TRD PRO
A guerra das pick-ups de tamanho médio volta a aquecer. Após as novidades introduzidas nos Chevrolet Colorado, GMC Canyon e Ford Ranger, a Toyota finalmente revelou sua renovada Toyota Tacoma 2024, um modelo que já está presente há três décadas no concorrido mercado dos Estados Unidos e que no ano passado vendeu 230.000 exemplares.
As principais novidades da Toyota Tacoma 2024, que estará à venda na América do Norte no final deste ano, têm a ver com a gama de motorizações, já que agora está disponível com uma versão híbrida, embora também tenha incorporado ao catálogo um acabamento Trailhunter pensado para o uso off-road.
A Toyota oferece na América do Norte quatro níveis de potência para a Tacoma 2024. O ponto de partida é a versão SR, com um motor de 2.4 litros turboalimentado a gasolina, de 4 cilindros, com 231 cv de potência e 329 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades.
O escalão seguinte é a SR5, que utiliza uma versão mais potente do mesmo motor 2.4, com 274 cv e 420 Nm, embora neste caso seja oferecido junto a uma transmissão manual de 6 velocidades que inclui também uma função ‘rev matching’ ou ‘punta-taco’. No caso da escolha recair sobre a transmissão automática de 8 relações, estamos falando de 282 cv e 430 Nm.
No topo da linha, a Tacoma oferece pela primeira vez uma nova motorização híbrida, que também está baseada no motor turboalimentado de 2.4 litros, mas associado a um motor elétrico de 49 cv e a uma bateria de 1.9 kWh, para uma potência combinada de 330 cv e um generoso torque máximo de 630 Nm.
De série, os acabamentos SR e SR5 contam com tração traseira, embora incluam um diferencial autoblocante, enquanto as versões de tração nas quatro rodas contam com reduzida, diferencial autoblocante e o sistema Active Traction Control da marca. A versão híbrida no acabamento Limited, topo de linha, conta com tração total permanente com diferencial central bloqueável.
De aspecto robusto e agressivo, a Tacoma 2024 conta com estilizados faróis dianteiros e uma chamativa grade, mas muitos detalhes dependem da versão escolhida, já que a Toyota oferece as versões de estilo esportivo TRD Sport e TRD Pro, assim como uma nova versão Trailhunter focada em um uso off-road.
A pick-up é fabricada sobre a plataforma TNGA-F da Toyota, sendo que nas versões SR5, TRD Sport e superiores, oferece uma suspensão traseira multibraço de molas em vez dos rudimentares feixes de molas. A versão TRD Pro continua sendo a mais avançada de todas em relação ao equipamento off-road, com amortecedores Fox, barra estabilizadora dianteira desacoplável para maior articulação e diversas câmeras para uso todo-terreno.
O acabamento Trailhunter, de estilo overlander, é novidade para 2024. Inclui amortecedores Old Man Emu monotubo do especialista australiano ARB, para-choques de aço, argolas de resgate mais robustas, maior rigidez para suportar, por exemplo, uma barraca de camping de teto e uma caçamba de 1.52 ou 1.82 metros de comprimento, a escolher.
Um dos pontos fracos desta renovada Tacoma é que perde um pouco de capacidade de reboque em comparação com o modelo anterior, com uma cifra máxima de 2.95 toneladas, que é inferior em 135 quilos. O bom é que a capacidade de carga aumenta, alcançando os 775 quilos na TRD Off-Road.
Em termos de equipamento, de série inclui uma instrumentação digital de 7.0 polegadas e uma tela táctil multimídia de 8.0 polegadas, embora as versões TRD Pro, Limited e Trailhunter contem com uma de 14 polegadas, junto a uma instrumentação de 12.3 polegadas. Em todos os casos dispõe de Apple CarPlay e Android Auto sem fios e carregador por indução para telefones móveis, por exemplo.
Não falta tampouco o Toyota Safety Sense 3.0, de série em todas as versões, que inclui sistema pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de direção, controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais e faróis altos automáticos, entre outras coisas.