2021 - TWIKE 5

Embora por aqui os veículos elétricos ainda não sejam tão populares, na Europa as coisas são muito diferentes e já estão sendo comercializados há mais de uma década, sendo um modelo de especial êxito o Twike 3, que hoje está prestes a ser substituído por um novo veículo tão estranho como eficiente: o Twike 5.
O Twike 5 é o segundo modelo desenvolvido pela marca, que exibe uma carroceria moderna com 3 rodas e um design bastante atraente para entrar no mercado alemão com o mesmo sucesso do seu antecessor, que conseguiu posicionar-se como o veículo elétrico de dois lugares mais vendido na Alemanha junto com o CityEL.
Sua construção é simples, uma carroceria de 3.33 metros de comprimento e 1.21 metros de altura com dois lugares em seu interior e somente 500 kg de peso, que se move sobre um conjunto de 3 rodas controladas por um par de alavancas, como se fosse uma escavadeira.
Debaixo dessa curiosa e estilizada carroceria se esconde um conjunto elétrico que impulsiona as rodas apoiado em uma bateria que, além de poder ser recarregada com uma tomada regular, conta com um sistema de pedais que impulsiona as rodas de maneira mecânica ao mesmo tempo que recarrega a bateria para usá-la depois de um tempo.
O aspecto aerodinâmico deste modelo melhorou muito em relação ao seu antecessor, pois graças à sua dinâmica e moderna aparência, o Twike 5 apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0.24 Cx, que junto com seu motor elétrico de 20 cv deve ser mais que suficiente para mover-se de maneira ágil pela cidade.
Por enquanto a marca ainda considera várias possibilidades extras para este modelo, entre as quais se destaca incluir um motor elétrico de 200 cv, mas por ora não podemos dizer que seja algo mais que uma mera ideia dos criadores deste curioso veículo.
Em relação ao desempenho, a marca afirma que o modelo de produção deverá ser capaz de alcançar uma velocidade máxima de 190 km/h, com uma autonomia próxima dos 500 km, obtendo assim uma eficiência sob o ciclo WLTP próxima dos 6 kWh por cada 100 quilômetros rodados.
Quanto à carga, a marca deseja incluir opcionalmente um sistema de carregamento através do pedal, mas de maneira regular será conectado a uma tomada de corrente de 11 kW e será capaz de recarregar pelo menos 420 km de autonomia em somente 1 hora.
Este segundo modelo começou a ser construído em maio de 2019, quando e empresa anunciou a criação de uma campanha de crowdfunding na internet para conseguir 2 milhões de euros. Esse foi o capital necessário para iniciar o processo de desenvolvimento do Twike 5, que agora está prestes a entrar na fase de produção. Seu primeiro protótipo real será apresentado ao público durante o segundo trimestre deste mesmo ano e pouco depois, começarão as primeiras entregas das únicas 500 unidades que serão construídas deste curioso carro de 3 rodas.