2021 - UAZ COMBI EXPEDITION

Embora seja desconhecida para nós, a UAZ é um dos principais fabricantes de automóveis da Rússia. Mas pouco a pouco, vem conseguindo expandir-se em mercados emergentes, como os sul-americanos. Nesse sentido, a fábrica de automóveis de Ulyanovsk ingressou oficialmente há um ano no mercado chileno com a ajuda da distribuidora local UAZ Chile.
Agora, em seu compromisso com o crescimento, a UAZ triplicou suas vendas globais em 2021 em relação ao ano anterior e, para dezembro, a marca russa estima um crescimento nos emplacamentos sete vezes maior.
No curto prazo, a linha de produtos chilenos acolherá o SGR Expedition, também conhecido como Baikal em outros mercados, com a principal novidade de oferecer o ar-condicionado como parte do equipamento.
O sistema, desenvolvido pela empresa russa HVAC Elinge, vem do acordo de colaboração com a UAZ, que se materializou no ano passado no SUV Hunter, que também é exportado para o Chile. O fabricante assegura que a opção tem uma grande demanda, devido ao clima do país.
Aliás, no Chile, a van SGR chama-se Bukhanka. A versão off-road ‘Expedition’, que surgiu na Rússia no início do ano passado, passou a chamar-se Bukhanka Patagonia para o mercado local, em homenagem à região geográfica sul-americana popular entre os turistas.
O Bukhanka Patagonia conta com para-choques específicos com argolas de reboque, gancho, suporte para roda de estepe e rodas pretas de aço com pneus BFGoodrich All-Terrain.
Além disso, também inclui bagageiro sahariano com suportes largos e escada, para transportar todo o necessário para uma uma excursão off-road. Esta van aventureira custa 21.408.100 pesos chilenos (148.800 reais ao câmbio atual), enquanto que na Rússia a UAZ Combi Expedition de sete lugares custa 1.195.000 rublos (cerca de 96.000 reais ao câmbio atual).
Como curiosidade, a UAZ também exporta os veículos Hunter, Profi e Patriot ao Chile. Este último também fo rebatizado para o mercado local com o nome de Kazak.