2021 - VAUXHALL MOKKA

Depois do anúncio do novo Vauxhall Mokka-e elétrico a bateria, a marca britânica revela agora o novo Mokka com motores de combustão interna da mais recente geração. Extremamente eficiente e mais compacto do que nunca, o novo Mokka é a combinação perfeita entre prazer e modernidade - tão à vontade no trânsito da cidade como nas amplas autoestradas.
“O novo Vauxhall Mokka engloba tudo o que a marca representa, no presente e no futuro”, afirma o CEO da Vauxhall, Michael Lohscheller. “Divertido de conduzir, eficiente e realmente inovador, o Mokka reflete, com exatidão, os nossos valores: uma marca emocionante, sociável e alemã. Os nossos clientes têm total liberdade de escolha na motorização do Mokka, seja com tração elétrica ou com um dos novos motores supereficientes”.
Apesar de um ligeiro aumento da distância entre-eixos (+2.0 mm), o novo Mokka é 12.5 cm mais curto que o modelo anterior, mas oferece volume de porta-malas semelhante, disponibilizando um máximo de 350 litros, e espaço confortável para cinco passageiros. O comprimento total da carroceria de apenas 4.15 metros facilita as manobras e o estacionamento em zonas urbanas.
O design do novo Mokka surpreende com proporções bem equilibradas e um visual marcante, caracterizado por projeções curtas e uma postura larga, com linhas desenhadas com precisão até ao mais ínfimo detalhe. O novo Mokka destaca-se por ser o primeiro modelo a apresentar o novo rosto da marca e o painel de instrumentos totalmente digital de próxima geração: o Vauxhall Vizor e o Vauxhall Pure Panel, respectivamente. Alongado horizontalmente, o painel de instrumentos integra duas telas panorâmicas. A tela em frente ao condutor pode ter até 12 polegadas de diagonal. Para permitir uma utilização intuitiva e evitar distrações do condutor, os designers da Vauxhall mantiveram teclas convencionais para controle de funções essenciais.
Com o nível de equipamento GS Line, a Vauxhall propõe, pela primeira vez, uma versão mais esportiva do Mokka. Este novo nível de equipamento inclui um friso especial vermelho que acompanha o perfil do teto, a nova frente Vizor em preto brilhante, elementos decorativos e emblemas exteriores em preto, em vez de cromados, tecido específico nos bancos dianteiros, inserções em vermelho no painel, rodas de liga leve com acabamento em preto e pintura bicolor com teto e capô em preto.
Tecnologias inovadoras ao alcance de todos: novo Mokka segue tradição Vauxhall
O novo Mokka mantém-se fiel à tradição que define a marca Vauxhall, ao colocar à disposição da maioria dos consumidores tecnologias inovadoras que se encontram apenas em modelos de classes superiores. Estas tecnologias incluem sistemas sofisticados como o Programador de Velocidade Avançado (Advanced Cruise Control) e o sistema de Posicionamento Ativo na Faixa de Rodagem (Active Lane Positioning). Do lado da iluminação, o destaque vai para os faróis IntelliLux de matriz de LED, formados por 14 elementos, tecnologia inédita nesta classe de veículos. Todas as versões do modelo Mokka possuem, de série, faróis LED na frente e atrás, freio de estacionamento elétrico e reconhecimento de sinais de trânsito. Também está disponível uma câmera traseira panorâmica de 180 graus.
O novo Mokka tem como base uma nova e eficiente versão da plataforma multi-energia CMP (Common Modular Platform). Este sistema modular de baixo peso oferece a máxima flexibilidade no desenvolvimento de veículos e é compatível com a utilização de propulsão totalmente elétrica a bateria, bem como de motores de combustão interna.
Na sede da Vauxhall, em Chalton, Bedfordshire (Reino Unido) a equipe de engenheiros trabalhou com especial atenção na contenção do peso, economizando até 120 kg em relação à geração anterior. Simultaneamente, foi alcançado um aumento da rigidez da estrutura do automóvel, reforçando a resistência à torção até 30% no caso da versão elétrica, que se beneficia de uma estrutura de baterias integrada e posicionada sob o piso do habitáculo. As vantagens desta concepção de baixo peso são óbvias: o novo Mokka consome substancialmente menos energia e, simultaneamente, é muito mais ágil e dinâmico.
Novos motores: equilíbrio ideal entre eficiência e performance
A linha de motores a gasolina e diesel do novo Vauxhall Mokka abrange níveis de potência entre 100 e 130 cv. Consumos moderados e performances de nível superior são duas características transversais a todas as motorizações.
O motor de acesso à linha é o 1.2 Turbo de 100 cv, com transmissão manual de 6 velocidades (valores provisórios de consumo NEDC1: misto 21.7 km/l, 104 g/km de CO2).
O nível superior de desempenho é assegurado pelo 1.2 Turbo de 130 cv. Apesar da potência superior, o consumo de combustível deste propulsor com bloco e cabeça em alumínio permanece moderado, seja com transmissão manual de 6 velocidades ou com automática de 8 relações (valores provisórios de consumo NEDC1: misto 20.8-22.2 km/l, 103-111 g/km CO2).
Motores a gasolina com ampla disponibilidade de torque
A eficiência e o elevado desempenho são característicos dos novos motores a gasolina. O atrito interno e as respectivas perdas foram minimizadas. O turbo compressor reage rapidamente, criando pressão de forma imediata, o que resulta numa ampla disponibilidade de torque logo a partir dos regimes mais baixos. O torque máximo do motor 1.2 Turbo de 100 cv é de 205 Nm; o propulsor mais potente, de 130 cv, debita 230 Nm. Com a maior parte do torque máximo disponível ao longo de uma vasta faixa de rotações, ambos os motores se distinguem pela elevada capacidade de resposta. Pelo menos 95% do torque máximo está disponível entre as 1.500 e as 3.750 rpm, o que, em combinação com relações de marcha otimizadas e o baixo peso do automóvel, permite condução com rara destreza e excelente nível dinâmico.
O novo Vauxhall Mokka 1.2 Turbo de 130 cv e transmissão manual consegue alcançar a velocidade máxima de 202 km/h, registrando a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9.2 segundos. Igualmente notável é o 1.2 Turbo de 100 cv. Capaz de chegar a 182 km/h de velocidade máxima, acelera dos 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos.
O 1.2 Turbo de 100 cv está associado a uma transmissão manual de 6 velocidades. No caso do 1.2 Turbo de 130 cv, é possível optar entre uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática de 8 relações. Nesta sofisticada transmissão, os programas de passagens de marcha adaptativas e a tecnologia Quickshift constituem uma referência no segmento de mercado da Mokka. Os condutores podem efetuar passagens de marcha através das aletas colocadas no volante, as quais fazem parte do equipamento de série.
High-tech e alta eficiência: 1.5 turbodiesel
Os dois motores a gasolina são acompanhados na linha da nova geração Mokka por um dinâmico motor turbodiesel de 1.5 litros associado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Com 110 cv de potência e um torque máximo de 250 Nm, o Mokka 1.5 Turbo D apresenta consumo de combustível NEDC1 misto de 26.3 km/l e 100 g/km CO2 (valores provisórios).
Para um eficaz pós-tratamento dos gases de escape, o sistema de redução de emissões do motor diesel - formado por um catalisador de oxidação passivo/absorvente de NOx, injetor de AdBlue, catalisador de redução seletiva SCR e filtro de partículas diesel (DPF) - está agrupado numa única unidade compacta, colocada o mais próximo possível do motor.
O catalisador absorvente de NOx atua em partidas a frio, reduzindo as emissões de óxidos de azoto em temperaturas inferiores à temperatura de partida do catalisador SCR.
É possível optar por uma versão Vauxhall Mokka-e elétrica a bateria graças à plataforma CMP (Common Modular Platform), que pode acolher uma ampla variedade de propulsores.
Líder no segmento: sistemas de assistência e tecnologia de iluminação high-tech
O novo Mokka chega ao segmento B dotado de importantes inovações que, até agora, apenas estavam disponíveis na classe de modelos de luxo. O alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres opera em velocidades acima de 5 km/h. Caso o Mokka se aproxime demasiadamente rápido de um veículo ou de um pedestre à sua frente, o sistema aciona um aviso sonoro e apresenta uma mensagem no painel de instrumentos. Se estiver iminente uma colisão, o sistema de frenagem fica preparado e, se necessário, a frenagem de emergência é acionada para minimizar os efeitos de uma eventual colisão. Em velocidades inferiores a 30 km/h, o sistema pode levar o veículo a uma imobilização completa. Acima dos 30 km/h, a velocidade é reduzida e o condutor precisa frear ativamente.
O programador de velocidade adaptativo mantém uma distância predeterminada entre o Mokka e o veículo da frente, utilizando para isso sensores de radar e uma câmera. O sistema funciona em velocidades entre 30 e 180 km/h. A velocidade do veículo aumenta ou diminui para acompanhar o veículo da frente, mas não excederá a velocidade previamente programada pelo condutor. Nas versões com transmissão automática, o sistema oferece a funcionalidade adicional ‘stop & go’. Em situações de congestionamento de tráfego, o sistema tem capacidade para imobilizar totalmente o automóvel e acompanhar o veículo da frente.
A nova geração Mokka vem demonstrar, uma vez mais, que a Opel/Vauxhall é líder indiscutível em tecnologia de iluminação. Todas as versões Mokka estão equipadas com luzes LED de última geração - desde as luzes diurnas com o grafismo característico da Vauxhall, em formato de asa, aos faróis de neblina dianteiros. Uma exclusividade absoluta neste segmento são os faróis IntelliLux de matriz de LED com um total de 14 elementos. Tal como no Vauxhall Insignia, no Vauxhall Astra e no novo Vauxhall Corsa, este sistema de iluminação permite conduzir permanentemente em ‘altos’. Para evitar o ofuscamento dos condutores que circulam em sentido contrário ou à frente, os segmentos LED desligam-se individualmente em milésimos de segundo para retirar momentaneamente esses veículos do forte cone de luz. Ninguém fica ofuscado, mas quem viaja no Mokka experimenta uma iluminação semelhante à de um estádio. Na traseira, a escolha pela tecnologia 100% LED permitiu aos designers optarem por lanternas muito estreitas e alongadas, reforçando a imagem de design de precisão e qualidade.
A qualidade dos bancos, em conforto e ergonomia, já é uma tradição da Opel. Estão disponíveis diversos modelos de bancos ergonômicos com regulagem em seis vias, ajustáveis individualmente. Da lista de opções constam bancos esportivos em Alcantara e revestimentos clássicos em couro, soluções muito pouco habituais num veículo no segmento B. O nível máximo de bancos em couro inclui aquecimento, superfície perfurada e função de massagem para o condutor.
O condutor e o passageiro da frente podem colocar os seus smartphones numa base específica existente no console central. Esta base oferece também a função de carregamento por indução (sem fios) para telefones compatíveis. Um tapete de borracha impede que os dispositivos deslizem. A nova linha de sistemas de infotainment oferece múltiplas opções de conectividade a todos os ocupantes do Mokka. Estão disponíveis os sistemas Multimídia Radio e Multimídia Navi, com tela táctil policromática de 7.0 polegadas, e o sistema topo de linha Multimídia Navi Pro, com tela táctil policromática de alta resolução de 10 polegadas. As telas estão integradas no novo Pure Panel da Vauxhall, e orientados na direção do condutor.
Os sistemas multimídia compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto possuem comandos de voz integrados. O novo Mokka oferece igualmente o sistema VauxhallConnect, que disponibiliza serviços como navegação em tempo real, com informações de tráfego atualizadas, ligação direta à assistência em viagem em caso de avaria e função de chamada de emergência eCall, tornam as viagens ainda mais tranquilas para condutores e passageiros. Se os airbags ou os tensores dos cintos de segurança forem acionados num acidente, o eCall estabelece automaticamente contato com os serviços de emergência locais.
Fonte: Vauxhall