2021 - VIRITECH APRICALE

Viritech é o nome de uma empresa britânica de engenharia que quer aparecer ao mundo através do desenvolvimento de um espetacular automóvel de natureza elétrica. O projeto ainda não está pronto, mas isso não impediu que seus criadores oferecessem uma primeira visão de um carro que será alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio. Os correspondentes testes estão sendo realizados nas instalações da empresa Horiba Mira, no Reino Unido.
Este hypercar elétrico recebe o nome de Apricale e sua principal tarefa será não só demonstrar as vantagens do seu powertrain em comparação com os sistemas alimentados por baterias, mas também servir de vitrine tecnológica, pois contará com os últimos avanços em termos de células de combustível da empresa. Seus criadores planejam produzir alguns poucos exemplares e cada um deles será vendido por um preço nada barato, pois pedirão por este carro cerca de 13 milhões de reais ao câmbio de hoje.
Um dos aspectos que mais preocupa é o peso, de forma que a equipe de desenvolvimento optou por introduzir recipientes de pressão de hidrogênio reforçados com grafeno, o que significa que os tanques de armazenamento deste gás farão parte da estrutura do veículo para assim reduzir o peso e o custo. A Viritech ainda não divulgou as especificações técnicas completas do Apricale, mas os britânicos da Autocar destacam que terá cerca de 1.100 cv de potência, mais que suficiente para bater a maioria dos superesportivos e hiperesportivos com motor a combustão.
O pessoal da Autocar teve a oportunidade de conversar com o fundador da Viritech, Matt Faulks, que justificou sua decisão de apostar na célula de combustível em lugar de um powertrain elétrico convencional. “Você encontra dois problemas quando segue pelo caminho da bateria. Um é o ‘elemento de composição massiva’: quanto mais armazenamento de energia você necessita, mais pesado se torna o automóvel. O segundo é o uso contínuo de grandes quantidades de matérias-primas na construção de pacotes de baterias muito grandes, que são potencialmente recicláveis, mas inclusive hoje estamos lutando para recuperar o lítio de maneira que possa voltar a ser usado”.
A Viritech não informou quando o Apricale estará pronto para a produção, mas tem a intenção de oferecer sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio a empresas para que a utilizem em automóveis de passageiros, veículos pesados, barcos e inclusive aviões.