2002 - VOLKSWAGEN BEETLE RSi
O Volkswagen Beetle é um dos modelos mais importantes para a marca alemã, junto com o Volkswagen Golf. Isso significa que foram lançadas diferentes versões e edições especiais ao longo dos anos, incluindo o New Beetle que viu a luz no ano 1998. Hoje mostramos o radical Volkswagen Beetle RSi de 2002, a versão mais esportiva e extrema que já comercializada do Fusca.
Obra de Ferdinand Piëch, o projeto do Beetle RSi surgiu pela primeira vez no Salão de Detroit de 1999. Um concept car baseado nos modelos da New Beetle Cup foi o centro de todos os olhares no estande da Volkswagen. No entanto, apesar do exagero das expectativas, a empresa não tinha certeza se lançaria uma versão para ser comercializada deste protótipo.
A decisão foi tomada dois anos mais tarde, quando a Volkswagen dá um passo em sua estratégia para tratar de reativar as vendas do Beetle. Para o desenvolvimento do modelo de rua, Piëch recorre à experiência da Volkswagen Motorsport, imersa nesse momento em uma copa monomarca com o New Beetle como protagonista. O modelo seria influenciado pela versão de competição e seria comercializado como uma edição limitada exclusiva para o mercado alemão.
Assim, os designers decidem polir as formas do concept car do Volkswagen Beetle RSi que havia sido apresentado em 1999. Um completo kit de carroceria estava disponível, com para-lamas maiores que permitiam aumentar em 80 mm a largura do Beetle original. Também foi modificada a largura das bitolas e foi instalado um para-choque dianteiro com grandes entradas de ar para refrigerar o novo motor.
Por último, um novo para-choque traseiro com duas saídas de escape integradas, descansava sob um spoiler situado sobre a tampa do porta-malas e um segundo spoiler no teto. O conjunto era arrematado com rodas OZ Racing de 18 polegadas calçadas com pneus medindo 235/40. Além disso, os engenheiros instalaram uma série de reforços de carbono na carroceria e um sistema de escape fabricado na medida pelo especialista Remus.
O interior do Volkswagen Beetle RSi de 2002 também apresentava uma longa lista de modificações. Foi eliminado qualquer vestígio do estilo amigável que tornava o New Beetle tão carismático, e em seu lugar foram instalados bancos bucket assinados pela Recaro com estrutura de carbono e forrados em couro na cor laranja, material que também estava presente nos bancos traseiros.
O tom preto cobre os plásticos do painel e as áreas cobertas com Alcantara, enquanto que os detalhes em alumínio adornavam diferentes zonas do painel de instrumentos e os painéis das portas. Havia alguns relógios de medição adicionais, novas maçanetas nas portas feitas de alumínio, um novo quadro de instrumentos e inclusive painéis das portas de fibra de carbono.
A alteração mais importante chegou debaixo do capô. A Volkswagen decidiu equipar uma versão melhorada do motor VR6 de 2.8 litros e aspiração natural que impulsionava os carros da New Beetle Cup. Basicamente, a empresa elevou a cilindrada até os 3.2 litros e criou o motor que mais tarde equiparia o Volkswagen Golf R32.
Nesta ocasião, o motor gerava respeitáveis 225 cv de potência e um torque máximo de 317 Nm. O New Beetle RSi estava disponível unicamente com uma transmissão manual de 6 velocidades, ligada a um sistema Haldex de tração total. Em termos de desempenho, o RSi acelerava de 0 a 100 km/h em 6.4 segundos e registrava uma velocidade máxima de 220 km/h. Por último, a Volkswagen Motorsport atualizou a suspensão para oferecer uma configuração mais esportiva.
No total, a produção do Volkswagen Beetle RSi de 2002 limitou-se a apenas 250 exemplares. O modelo, que esteve disponível somente na Alemanha, chamou tanto a atenção que os carros foram vendidos rapidamente, embora tivesse um preço de 50.000 euros por unidade.