1982 - VOLKSWAGEN GOLF GTI MK1 TURBO BY ABT SPORTSLINE

Há quase 40 anos, a ABT Sportsline decidiu trabalhar sobre a base da primeira geração de um mito da indústria automobilística, o Volkswagen Golf. Ao longo de seus 125 anos de história, o preparador alemão concentrou-se principalmente em produtos do Grupo Volkswagen, trabalhando ultimamente sobre quase qualquer modelo que sai das fábricas do grupo automotriz alemão. Mas nesta ocasião decidimos aprofundar um pouco em sua história e recuperar esta curiosa preparação. Denomina-se ABT Golf GTI Mk1 Turbo e foi desenvolvido em 1982.
Após mais de oito gerações, o Volkswagen Golf GTI Mk1 é um dos mais colecionáveis. Foi lançado no mercado em 1976 e significou o despertar do segmento de compactos esportivos. Durante os últimos 45 anos, as siglas GTI estiveram ligadas a desempenho, status e esportividade. E aqueles clientes que recorrem hoje aos serviços da ABT, aos diferentes kits de carroceria, rodas, acessórios interiores e programas de potenciação, tornarão seu GTI um veículo ainda mais especial.
O primeiro trabalho da ABT Sporstline sobre a base do Golf GTI aconteceu há 39 anos. Tomando como base a primeira geração do modelo, o especialista alemão adicionou mais músculo com um completo kit de carroceria mais largo. Este pacote abrangeu os para-lamas, permitindo instalar novas rodas e um aumento da largura das bitolas. A parte frontal exibia um novo adendo inferior com duas entradas de ar que acompanhava os para-lamas dianteiros. Na traseira ocorria o mesmo, mas com um acabamento mais sutil. O conjunto era arrematado com um jogo de rodas Ronal de 13 polegadas em desenho multirraio com pneus 205/60.
No interior, as mudanças foram um pouco menos agressivas. As principais incorporações foram um quadro de instrumentos específico com logos ABT e um volante esportivo de couro.
No entanto, todas estas alterações fariam o ABT Golf GTI Mk1 de 1982 parecer apenas um carro mais largo com novas rodas se não fosse pelas melhorias implementadas na parte mecânica. Tomando como base o motor de 1.8 litros e 4 cilindros que impulsionava o primeiro Golf GTI, a ABT instalou um turbo compressor KKK extraído do Audi Quattro da época, assim como pistões forjados, eixo comando de válvulas e virabrequim melhorados.
O resultado foi um aumento de potência dos 112 cv originais para impressionantes 163 cv e 230 Nm de torque máximo. O motor surgia acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e a uma configuração de tração dianteira. Esta combinação anunciava no início dos anos 80 uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos. Estas cifras, à altura dos utilitários esportivos atuais, eram possíveis graças a um peso de 850 quilos e uma relação peso-potência de 5.2 kg/cv.