2021 - VOLKSWAGEN ID. LIFE CONCEPT

A Volkswagen apresentou um novo modelo conceitual. Um importante projeto que assenta as bases de um carro elétrico que aterrissará nos concessionários em apenas alguns anos. O Volkswagen ID. Life foi revelado no âmbito do Salão de Munich 2021. Um crossover de dimensões comedidas que adianta as chaves do membro de menor tamanho da família ID. de elétricos.
O novo ID. Life é um concept car que combina a sustentabilidade com a digitalização. Tudo isso combinado com um habitáculo multifuncional que pode ser transformado em uma sala de projeção. Além disso, o desempenho é suficiente.
As imagens permitem descobrir com uma rápida olhada como é o aspecto exterior do novo elétrico conceitual da Volkswagen. A empresa optou por um design minimalista. Dispensa elementos decorativos que possam desviar a atenção do que é importante. A divisão horizontal entre a carroceria, as superfícies de vidro e o teto, contribuem ao aspecto purista.
A Volkswagen descreve o ID. Life como um crossover compacto. O teto é feito de tecido e é retrátil. Da mesma maneira se recorreu aos materiais reciclados como o uso de garrafas PET 100% recicladas. Também chama a atenção que não conta com espelhos retrovisores externos. Foram substituídos por um sistema de câmeras.
Quanto ao interior do novo ID. Life somos envolvidos por um ambiente minimalista e elegante. A Volkswagen utilizou materiais naturais e reciclados. No painel há inserções de madeira e nos bancos encontramos ArtVelours Eco. O habitáculo é um espaço multifuncional para se curtir diversas experiências a bordo.
O interior pode ser convertido em uma pequena sala de cinema ou de jogos em muito pouco tempo. Conta com um console de videojogos e um projetor acompanhado de uma tela para projeção. Também podem ser conectados outros dispositivos, se for necessário, a uma fonte de alimentação de 230 volts. Os bancos apresentam um design flexível e tanto os dianteiros como traseiros podem ser dobrados por completo.
As funções de condução são manejadas através de um painel táctil no volante hexagonal. Além disso, o smartphone pode integrar-se para fazer as vezes do sistema de infotainment.
O novo ID. Life está construído sobre a versão pequena da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, uma arquitetura dedicada exclusivamente a veículos elétricos. É propulsionado por um único motor de 172 kW (234 cv), que é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 57 kWh.
A potência é enviada ao eixo dianteiro e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos. Com uma só carga dispõe de uma autonomia por volta de 400 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Uma cifra muito relevante se considerarmos os novos elétricos que estão chegando ao mercado e que lidará no segmento B.
Com relação à sua chegada ao mercado, a Volkswagen pisou no acelerador para completar antes do que foi previsto inicialmente o seu processo de transição para a mobilidade totalmente elétrica. É por isso que a versão de produção do ID. Life desembarcará nos concessionários dois anos antes do previsto. Se não houver nenhum problema, o novo elétrico de tamanho pequeno da Volkswagen chegará em 2025.
Ao atacar o segmento dos carros elétricos pequenos, o preço será um fator determinante. O fabricante alemão destaca que custará aproximadamente 20.000 euros. Para 2030, a Volkswagen tem como objetivo aumentar sua participação nas vendas totais dos veículos 100% elétricos na Europa a 70%, e nos Estados Unidos e China a um mínimo de 50%.