2016 - VOLKSWAGEN PHAETON D2 CONCEPT

O Volkswagen Phaeton nunca chegou a conquistar os consumidores. Curiosamente, enquanto o Touareg com o mesmo preço soube encontrar um espaço importante entre os carros de luxo do seu segmento, o sedan nunca conseguiu fazer o mínimo ruído nem na Alemanha.
Esta foi a razão pela qual finalmente a marca alemã decidiu cancelar o lançamento da segunda geração do Volkswagen Phaeton, mesmo quando o desenvolvimento já estava muito adiantado. A marca concluiu que seria mais rentável paralisar o projeto em tempos em que somente os SUVs conseguiam atingir cifras relevantes.
Como se pode apreciar nas imagens, a segunda entrega do Phaeton mantinha o elegante perfil com três volumes muito bem diferenciados, um toque Audi que se aprecia de todos os ângulos e um uso bastante contundente dos cromados como era norma especialmente ali pelos anos 2015-2016 (agora são usados um pouco menos).
O interior conta com muitos elementos que vimos no Touareg, como o sistema de climatização e o sistema multimídia. Como regra geral, a qualidade dos materiais é muito boa, embora logicamente sem atingir o equivalente de um Audi.
A Volkswagen não anunciou os motores que havia pensado instalar no Phaeton de segunda geração, mas dando uma olhada na linha do Touareg podemos esclarecer as dúvidas. É sem dúvida uma pena que a segunda geração do Phaeton não tenha visto a luz, mas também é verdade que dificilmente teria vendido bem.