2015 - VOLKSWAGEN XL1

Quando o assunto é eficiência e baixo consumo, o Volkswagen XL1 é um dos reis da lista. Este estranho veículo, que parece mais um protótipo que um carro de rua, foi concebido pela marca alemã para converter-se no carro a combustão mais eficiente do mundo, e os alemães conseguiram. Foram fabricadas muito poucas unidades que foram destinadas a alguns seletos compradores. Agora, surge um destes proprietários dispostos a desfazer-se do veículo, por isso está sendo leiloado online este raro Volkswagen XL1 de 2015.
A história do XL1 começou realmente em 1999, quando a Volkswagen apresentou o primeiro dos protótipos. Nesta época, era um carro com bancos duplos que pareciam algo trazido do futuro, com poucas possibilidades de acabar na estrada. Depois, durante a década de 2000, foi apresentado um segundo protótipo que seguiu este conceito. No entanto, a marca alemã tinha previsto uma terceira versão que, na ocasião, se parecia mais a um carro que podia ser conduzido. Era equipado com um par de bancos convencionais e portas de abertura vertical. Além disso, a Volkswagen anunciou que permitiria que 250 pessoas adquirissem o veículo, aquele que ainda hoje continua sendo o carro a combustão mais eficiente do mundo.
O XL1, como assinalado no início do artigo, foi criado para ser o carro mais eficiente do mundo, e não foram poupados gastos para consegui-lo. Os engenheiros da Volkswagen instalaram um chassi de carbono, freios carbocerâmicos, portas de asa de gaivota e conseguiram um coeficiente aerodinâmico de 0.186. Com um comprimento de 3.888 mm e um peso de apenas 795 quilos, o Volkswagen XL1 tinha tudo a seu favor para conseguir o objetivo.
Em seguida havia sua parte mecânica. A empresa apostou em um sistema de propulsão híbrido plug-in-diesel. A base era um motor turbodiesel de 2 cilindros e 829 cc que desenvolvia 48 cv e 120 Nm de torque. O bloco era em essência a metade do conhecido 1.6 TDI da Volkswagen unido a uma transmissão DSG de dupla embreagem, conectada ao eixo traseiro. A seu lado, um motor elétrico de 27 cv que desenvolvia 100 Nm de torque e era alimentado por uma bateria de íons de lítio de 5.5 kWh.
A potência combinada do XL1 era de 69 cv e 140 Nm de torque máximo. No entanto, o melhor era seu consumo médio homologado de 111 km/l, uma autonomia elétrica de 50 km e uma autonomia total de 499 quilômetros graças a um tanque diesel de apenas 10 litros.
Voltando ao Volkswagen XL1 de 2015 que atualmente está sendo leiloado através da internet, é um exemplar na cor Sunset Red com um interior em preto e branco. Encontra-se na Holanda e rodou apenas 19.504 quilômetros nos últimos seis anos. O anúncio indica que recebeu uma batida na traseira em 2017, mas que foi devidamente reparado na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. Também mostra alguns detalhes na pintura e na fibra de carbono exposta próprios do uso.
Este XL1 de 2015 está sendo leiloado através da Collecting Cars. A venda terminará amanhã, quarta-feira, 7 de julho às 20:00 horas no horário europeu, até esse momento recebeu 41 lances e o mais alto é de 41.250 euros.