1976 - VOLVO ELBIL CONCEPT

O Volvo EX30 é, sem dúvida, um dos carros elétricos mais populares dos últimos meses. Este SUV do segmento B oferece uma relação preço/desempenho muito atrativa em sua categoria, além de outras qualidades importantes, como conforto geral e um design marcante.
Mas como o fabricante sueco chegou à conclusão de projetar o EX30? Poderíamos dizer que tudo começou há quase meio século com o Elbil Concept. Nesta ocasião vamos falar um pouco sobre ele.
O ‘serviço’ elétrico
O ‘avô’ de todos os Volvos elétricos é esse estranho carro-conceito que aparece nas imagens. Medindo 2.46 m de comprimento, o Elbil (que significa ‘carro elétrico’ em sueco) nasceu como um experimento da marca parcialmente financiado pela Televerket, a empresa de telecomunicações escandinava.
Doze baterias de 6 V alimentavam o veículo e forneciam uma autonomia de 50 km ou duas horas de viagem. De fato, os dois protótipos (um de dois lugares e um de quatro lugares), apresentados em 1976, foram usados ??pela própria Televerket para percorrer curtas distâncias, entregar correspondências e auxiliar funcionários em Gotemburgo, no modo de emissão zero.
A segurança não é um extra opcional
Como não eram carros destinados ao público, os dois Volvos não têm formas particularmente atraentes, embora sejam funcionais. O Elbil foi construído em grande parte com componentes específicos, embora alguns elementos tenham sido emprestados de Volvos contemporâneos, como as maçanetas derivadas dos modelos 240.
Este Volvo muito especial também contava com quatro cintos de segurança e apoios de cabeça para os passageiros dianteiros, características que estavam longe de ser óbvias nos carros compactos da época.
Capaz de atingir uma velocidade máxima de 69 km/h, o Elbil pesava impressionantes 2.200 kg. Para admirá-lo pessoalmente, você deve visitar o museu da marca sueca em Gotemburgo.