2021 - WELLS VERTIGE

O Wells Vertige é obra do empresário Robin Wells, que decidiu fabricar o carro de seus sonhos em 2014. Trata-se de um coupe esportivo, de tamanho compacto, equipado com o motor em posição central e tração traseira, ao mais puro estilo britânico. Agora parece que está pronto para ser fabricado em série.
O carro foi apresentado no Festival da Velocidade de Goodwood 2021 e foi projetado com o objetivo de se conseguir um esportivo bonito, de linhas clássicas, relativamente barato e divertido de conduzir. “Tinha uma oferta bastante ampla, mas nenhum dos carros me atraía, assim, no final decidi construir meu próprio carro. Foi uma longa viagem, mas me encantou”, afirma o proprietário Robin Wells.
O Vertige está construído com uma carroceria de materiais compostos, montada sobre um chassi monocasco de aço muito rígido, coberto por uma estrutura tubular também de aço. A suspensão tem um esquema de dupla forquilha.
As rodas de liga leve Speedline são de 17 polegadas e calçam pneus Michelin Sport 4, com dimensões 205/45, a pedido de Wells. A abertura das portas, em forma de borboleta, revela um habitáculo estreito, mas que permite ao pequeno modelo de dois lugares oferecer um porta-malas não muito pequeno e espaço para uma roda de estepe normal.
O Wells Vertige mede 4 metros de comprimento, equivalente a um Ford Fiesta atual, para que se tenha uma ideia, por 1.75 metros de largura, bem menos que muitos carros modernos, assegurando maior capacidade de manobra e agilidade. Monta um motor de origem Ford, um bloco aspirado a gasolina com 2.0 litros e 4 cilindros, que entrega 211 cv e surge acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades.
O baixíssimo peso do carro (pesa apenas 850 kg em ordem de marcha) assegura um desempenho excepcional. A aceleração de 0 a 60 mph (96 km/h) é coberta em menos de 5 segundos e a velocidade máxima supera os 225 km/h.
Estas cifras, proporcionadas pelo motor em configuração de série, podem ser melhoradas ainda mais através de intervenções específicas do fabricante a pedido do cliente, o que resulta em um veículo mais potente e esportivo.
Espera-se que o Wells Vertige, do qual os primeiros sete exemplares produzidos foram vendidos a “amigos e familiares”, estará disponível no segundo trimestre de 2022. O plano de Robin Wells é produzir o pequeno esportivo em uma tirada limitada de 25 unidades ao ano, para manter a exclusividade do modelo.