2023 - WIESMANN PROJECT THUNDERBALL
Após um hiato de alguns anos, a Wiesmann, o fabricante alemão de esportivos, volta ao cenário com um novo modelo de aspecto retro, denominado Project Thunderball. Ao contrário de produtos anteriores, este conversível não esconde debaixo do capô um motor a gasolina de origem BMW.
Na verdade, trata-se de um esportivo 100% elétrico, que conta com uma configuração de dois motores, embora não seja de tração nas quatro rodas, como caberia imaginar, já que ambos os propulsores estão instalados no eixo traseiro.
De acordo com o fabricante, estes dois motores somam um total de 500 kW de potência, ou seja, 680 cv, assim como um generoso torque máximo de 1.100 Nm. O Project Thunderball, que pesa 1.700 kg, promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos.
A bateria, por sua parte, é de 83 kWh e funciona a 800 V, o que permite carga rápida a um máximo de 300 kW. Além disso, anuncia uma autonomia entre cargas por volta de 500 quilômetros.
A marca dotou este elétrico conversível com cinco modos selecionáveis que alteram a capacidade de regeneração (e de retenção) dos motores elétricos. De acordo com o CEO da empresa, Roheen Berry, trata-se do “esportivo elétrico mais excitante do mundo”.
Quanto ao design, o Project Thunderball tem certo sabor retro, que lembra os seus antecessores, mas também tem um ar britânico, e exibe formas arredondadas. Sua grade ovalada, por exemplo, lembra a do MF5 V10 Roadster.
O interior, que também tem um ar clássico, conta com uma grande tela multimídia táctil, com bancos fabricados em fibra de carbono e estofados em couro. Destacam-se o quadro de instrumentos digital, os 7 relógios do painel e um volante equipado com aletas, por exemplo.
Por enquanto não há detalhes sobre quando o Project Thunderball será colocado à venda, nem em quais mercados e a que preço, e tampouco sabemos se sua produção será limitada. O que sabemos é que será fabricado na planta da empresa em Dülmen, na Alemanha, ao norte de Dortmund.