2021 - AUDI A3 SEDAN

A esperada carroceria sedan para a nova geração do Audi A3 finalmente foi revelada em pleno confinamento pelo COVID-19. Esta interessante proposta do fabricante alemão se destaca por haver incorporado um design exterior que conjuga a habitual elegância do modelo, com um aspecto mais agressivo que certamente conseguirá captar a atenção do público.

Assim como no resto da linha A3, esta nova versão aposta na eletrificação, e um de seus principais ativos serão os novos motores, que estreiam a tecnologia semihíbrida de 48 volts.

Como alternativa de acesso estará o motor 1.0 TFSI associado ao sistema microhíbrido de 48 volts, um tricilíndrico que desenvolve 110 cv e que se combina com uma transmissão automática de dupla embreagem.

Como alternativa de maior desempenho estará o motor 1.5 TFSI, um bloco de 4 cilindros que incorpora tecnologia de desconexão de cilindros, além da injeção direta de gasolina, que desenvolve 150 cv de potência e que também aposta na microhibridação de 48 volts. Este último estará disponível tanto com transmissão manual como automática de dupla embreagem, uma S-tronic de 7 velocidades.

Por último, a oferta inicial também contemplará uma alternativa diesel, com base no motor 2.0 TDI que desenvolve 150 cv de potência, em combinação com uma transmissão automática com dupla embreagem. Posteriormente a linha se completará ainda com outras alternativas mecânicas.

Com relação à sua estética exterior, o novo Audi A3 Sedan entra em cena com um aspecto mais agressivo e uma imagem que adota as principais senhas de identidade que caracterizam os mais recentes lançamentos da marca de Ingolstadt.

A parte frontal é caracterizada pela enorme grade, ladeada por faróis principais que incorporam a tecnologia Matrix LED. O para-choque integra duas grandes entradas de ar, que são as encarregadas de dar um toque esportivo ao conjunto.

O perfil lateral destaca-se por seus volumosos arcos de roda, que lhe conferem um aspecto musculoso e dinâmico, alojando rodas de liga leve de 18 polegadas de diâmetro. O ângulo de inclinação na caída do teto e o formato dinâmico do pilar traseiro dão a este novo sedan da Audi uma imagem que se assemelha a um coupe, que se completa ainda com o difusor traseiro e o discreto aerofólio sobre a tampa do porta-malas.

O novo Audi A3 mede 4.50 metros de comprimento, 1.82 de largura e possui uma distância entre-eixos de 2.64 metros, além de um porta-malas de 425 litros de capacidade.

Quanto ao interior da versão sedan do Audi A3 de nova geração, surge um habitáculo que foi submetido a inúmeras melhorias em relação ao modelo anterior e que também incorpora as mais recentes novidades tecnológicas.

Foi melhorada a conectividade, agora com um novo sistema de infotainment com tela táctil que oferece compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e o sistema de navegação integrada, que incorpora de série os serviços da Audi Connect, incluindo informação de tráfego em tempo real, além de carga sem fios para telefones móveis.

A nova geração do Audi A3 Sedan se destaca também pela incorporação de um completo pacote de ajudas à condução, que entre outras coisas incorpora frenagem autônoma na cidade, detecção de pedestres e ciclistas, assistência de tráfego transversal, alerta de mudança involuntária de faixa, controle de velocidade adaptativo, leitor de sinais de trânsito e câmeras de visão a 360 graus.

Sua chegada ao mercado nos principais países da Europa está prevista para o final deste mês de abril, mas as primeiras entregas acontecerão em junho. Na Europa, os preços do Audi A3 Sedan 2020 partirão dos 28.000 euros, dependendo do mercado.