2021 - AUDI A3 SPORTBACK

O fabricante alemão revelou a esperada nova geração do Audi A3, que chega com importantes novidades, não só estéticas, mas também na parte tecnológica e mecânica, uma atualização que permitirá ao compacto da marca de Ingolstadt enfrentar os seus rivais dentro do segmento C.

O novo Audi A3 2020 mede 4.34 metros de comprimento e já não estará disponível com a carroceria de três portas, pois só será oferecido com a carroceria Sportback.

A parte frontal conta com uma nova grade com tela tipo colmeia, além de novos para-choques que incluem grandes entradas de ar e faróis principais com tecnologia Matrix LED. Na vista lateral destaca-se a sua linha de cintura, que recorre toda a carroceria desde os faróis principais até as lanternas traseiras.

Em relação ao interior do novo Audi A3 Sportback 2020, surge um habitáculo onde se destaca a sua excelente qualidade de manufatura, com acabamentos e materiais que conseguem transmitir uma boa sensação.

Conta com inserções em fibra de carbono e alumínio, estofamento em couro e todos os últimos adiantamentos tecnológicos que o grupo alemão tem para oferecer, como a instrumentação digital configurável, Head-Up Display e um completo sistema de infotainment com tela táctil de 10 polegadas, que inclui compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, rádio DAB, navegação integrada e ponto de acesso Wi-Fi.

Além disso, dispõe de um completo pacote de ajudas à condução, entre os quais se encontram o estacionamento assistido, alerta de mudança involuntária de faixa, aviso de mudança de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, frenagem autônoma na cidade, controle de velocidade inteligente, etc.

Na parte mecânica, a oferta contempla diversas alternativas a gasolina e diesel. Inicialmente, na linha gasolina só estará disponível o conhecido motor 1.5 TFSI de 150 cv, enquanto que na linha diesel tudo girará em tono do 2.0 TDI em versões de 116 e 150 cv de potência, em todos os casos em combinação com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática de dupla embreagem S-tronic de sete relações.

Posteriormente a oferta será enriquecida com motores de maior potência, tração integral quattro e versões eletrificadas, tanto com tecnologia semihíbrida de 48 volts (MHEV), assim como também uma versão híbrida plug-in (PHEV) que promete uma excelente autonomia puramente elétrica.

Sua chegada ao mercado europeu está prevista para este mesmo mês de março, com um preço de partida girando em torno dos 28.000 euros, dependendo do país.