2021 - BMW 5 SERIES TOURING

Já fazia algum tempo que se falava do novo BMW Série 5 2021, uma importante atualização que deveria surgir neste mesmo ano para enfrentar a segunda parte do seu ciclo de vida. Pois bem, a renovação da sétima geração do BMW Série 5 finalmente foi revelada com uma longa lista de importantes novidades a nível mecânico, de desenho, equipamento e tecnologia. O rival direto de propostas como o Mercedes-Benz E Class e o novo Audi A6 já está aqui, e foi apresentado em carroceria sedan e perua Touring.

Desde que a geração atual foi lançada no final de 2016, essa sétima entrega contou com uma boa recepção no mercado, conseguindo vendas de mais de 600.000 unidades em todo o mundo. Em relação ao restyling, o Série 5 2021 continuará sendo montado na planta da Magna Steyr em Graz, na Áustria, enquanto que a versão de chassi longo, exclusiva para o mercado chinês, será produzida na planta de Dadong, em Shenyang, fruto da joint-venture BMW Brilliance Automotive.

A nível estético, a BMW integrou uma série de retoques que aproximam o novo Série 5 do seu irmão maior, o BMW Série 7. Deste modo, a grade de duplo rim aumenta sua largura e altura, e baixa mais até a saia dianteira, com a moldura de uma só peça. Os faróis dianteiros foram redesenhados com uma imagem mais estilizada - opcionalmente podem ser de LED com iluminação adaptativa em curva e tecnologia matrix ou inclusive faróis laser.

Na traseira surgem lanternas com uma nova assinatura luminosa e acabamentos trapezoidais para as ponteiras de escape. Por outro lado, o pacote exterior M Sport acrescenta uma aparência mais musculosa graças às novas características aerodinâmicas. Também estão disponíveis novas cores exteriores e rodas BMW Individual Air Performance, que estreiam no Série 5 2021.

Em relação ao interior, a principal novidade é a nova tela de 12.3 polegadas para o sistema de infotainment. Também é oferecido um novo volante esportivo de couro de série com botões multifuncionais com uma nova disposição, assim como um climatizador automático com funções adicionadas de série em todas as versões. Entre as opções para o habitáculo se destaca a incorporação dos bancos multifuncionais M reguláveis eletricamente, novas molduras interiores e mais opções para o estofamento.

Na parte mecânica, a principal novidade é a chegada de até cinco versões híbridas plug-in. O primeiro deles é o 530e, disponível em versão Sedan e Touring, com tração xDrive ou traseira, o que completa quatro das cinco opções híbridas plug-in da linha. Esta versão oferece um motor a gasolina de 2.0 litros turbo com 184 cv de potência e 300 Nm de torque, junto a um motor elétrico de 80 kW (109 cv) e 265 Nm, o que resulta em uma potência combinada de 292 cv e 420 Nm de torque. Ao mesmo tempo, pode rodar entre 53 e 62 quilômetros com uma só carga (dependendo da versão), com um consumo médio que oscila entre 43.5 e 58.8 km/l, com emissões de CO2 entre 52 e 42 g/km.

A quinta opção chegará no segundo semestre de 2020. Chama-se BMW 545e xDrive Sedan e só estará disponível com tração total e carroceria sedan. Esta versão equipa um motor a gasolina de 6 cilindros turbo e 3.0 litros que entrega 286 cv de potência e 450 Nm de torque, junto ao mesmo motor elétrico de 80 kW (109 cv) e 265 Nm da versão 530e. Em conjunto, a potência se eleva a 394 cv e 600 Nm de torque. É capaz de rodar entre 54 e 57 quilômetros com uma só carga, em velocidades de até 140 km/h em modo elétrico, com um consumo médio de 41.7-47.6 km/l e emissões de CO2 de 54-49 g/km. Todas as opções híbridas plug-in são acopladas a uma transmissão Steptronic de oito velocidades.

Quanto às opções Mild Hybrid disponíveis em todos os modelos de 4 e 6 cilindros, agora oferecem um maior rendimento e um menor consumo. A instalação de um motor elétrico, que pode aportar até 8 kW (11 cv) de potência em acelerações. Além disso, uma segunda bateria permite uma melhoria da eficiência graças a um sistema elétrico de 48 V. O motor de arranque-gerador também aumenta a eficiência do motor térmico quando circula em velocidades constantes, otimizando o funcionamento do sistema Start & Stop e a propulsão por inércia.

O restante das motorizações da linha do BMW Série 5 2021 será composto por unidades diesel e gasolina tradicionais. Na parte de opções a gasolina haverá o 520i com 184 cv, os 530i e 530i xDrive com 252 cv, os 540i e 540i xDrive com 333 cv e o M550i xDrive (exclusivo em carroceria sedan) com 530 cv de potência. Por outro lado, as opções diesel são o 520d e 520d xDrive de 190 cv, os 530d e 530d xDrive de 286 cv, e o 540d xDrive de 340 cv.

Por último, o fabricante bávaro também trabalhou para melhorar a dotação de sistemas de segurança e assistência à condução do novo Série 5 2021 dentro do pacote Driving Assistant e o Driving Assistant Professional. Como novidade, se destaca o aviso de saída de faixa com retorno automático, o assistente de marcha ré, um novo sistema de gravação e a nova visualização 3D da área circundante na instrumentação, que permite obter uma melhor visão da situação atual do trânsito, o estado dos sistemas de assistência à condução e as possíveis medidas de ação que são oferecidas.