2021 - FORD BRONCO

A Ford já havia anunciado a sua chegada há muito tempo e vinha trabalhando neste 4×4 que significará o renascer de uma icônica denominação. Agora, o Ford Bronco 2021 foi oficialmente revelado, com duas opções de carroceria, além do Ford Bronco Sport de menor tamanho, dois motores EcoBoost, a melhor capacidade todo-terreno e o estilo robusto que o comprador de um todo-terreno busca. Além disso, já se admitem reservas nos Estados Unidos, onde será vendido a partir de 29.995 dólares.

De acordo com a Ford, estiveram ‘espreitando silenciosamente nos foros’ durante anos para descobrir o que os clientes queriam de um novo Bronco. Em termos de design, são muitos os elementos que nos lembram o modelo original de primeira geração, que esteve na ativa entre 1966 e 1977. Deste adota as formas retangulares e robustas de sua carroceria, a grade dianteira com faróis redondos e a traseira com lanternas retangulares em posição vertical.

O Ford Bronco 2021 é um carro versátil, do qual os clientes poderão retirar tanto o teto como as portas. A versão de duas portas oferecerá um teto rígido dividido em três seções, enquanto que a versão de quatro portas contará com um teto flexível com quatro seções extraíveis de série. Além disso, haverá uma variedade de elementos de personalização que incluem componentes como diferentes tipos de portas, para-choques modulares de aço com guinchos integrados, vários desenhos de grade, barras longitudinais, barras de luzes LED e para-lamas ampliados, entre outros.

O interior do novo Ford Bronco 2021 está inspirado no modelo original dos anos 70. Os indicadores e controles são claramente visíveis, enquanto que o design integra alças tanto no painel como no console central. O novo rival do Jeep Wrangler oferece um habitáculo resistente às intempéries, com um solo de borracha que inclui orifícios de drenagem, interruptores impermeáveis e um estofamento resistente à água.

O painel pode ser equipado com diferentes suportes para smartphones e câmeras de ação. A nível tecnológico, o Bronco inclui o sistema de infotainment SYNC4 da Ford, dotado de uma tela táctil de 8.0 polegadas (opcionalmente pode ser de 12 polegadas), atualizações online e navegação. O sistema também utiliza câmeras de visão 360 graus destinadas a facilitar uma visão mais clara ao condutor quando são enfrentados obstáculos fora da estrada.

Em relação à linha de motores disponíveis para o renascido Ford Bronco, surgem duas unidades EcoBoost, um bloco de 4 cilindros sobrealimentado de 2.3 litros que desenvolve 270 cv de potência e 420 Nm de torque, assim como um V6 de 2.7 litros como opção topo de linha, que eleva a potência até os 310 cv e o torque até os 542 Nm. O motor de 4 cilindros poderá ser acoplado à nova transmissão manual de sete velocidades com reduzida de série ou a uma automática de 10 relações, disponível em ambas as mecânicas.

Os clientes poderão escolher entre dois sistemas de tração 4×4. O primeiro contará com uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades e o segundo com uma caixa eletromecânica com duas velocidades. Em relação às suas dimensões todo-terreno, o Bronco 2021 apresenta 294 mm de altura livre do solo, uma altura de nível de água de 851 mm, um ângulo de ataque de 29 graus e um ângulo de saída de 37.2 graus. Estas cifras serão possíveis se as rodas forem equipadas com pneus opcionais de 35 polegadas.

Por outro lado, o novo 4×4 da Ford estreia a denominada Trail Toolbox, um pacote tecnológico que ajudará o condutor fora da estrada. Inclui o Trail Control, um controle de cruzeiro de baixa velocidade para conduzir por pistas de terra; o Trail Turn Assist, que ajusta o raio de giro fora da estrada com a ajuda da vetorização de torque; e o Trail One-Pedal Drive, que ajuda o condutor a ser mais preciso quando enfrentar superfícies rochosas.

Além disso, a Ford dispôs no novo Bronco 2021 um seletor ‘G.O.A.T.’ com até sete modos de condução - Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Areia, Lama e Rochas. ‘G.O.A.T.’ significa ‘Goes Over Any Terrain’ (circula sobre qualquer terreno), um objetivo que foi estabelecido pela primeira vez durante a fase de desenvolvimento do Bronco original.

Tanto o Bronco de duas portas como o de quatro estão construídos com carroceria sobre estrutura e sobre um chassi de aço de alta resistência. Isso permite que ofereça um melhor percurso da suspensão. Na parte dianteira temos uma suspensão totalmente independente com um diferencial Dana AdvanTEK para um melhor controle, enquanto que na parte traseira encontramos um projeto de eixo sólido Dana 44 AdvanTEK com molas helicoidais. Ambos os eixos podem ser equipados com diferenciais eletrônicos Spicer Performa-TRAK opcionais. Ao mesmo tempo, poderão ser equipados um conjunto de amortecedores Bilstein e uma barra estabilizadora hidráulica semiativa opcional.

A linha será composta por até sete níveis de equipamento: Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Wildtrack, Badlands e First Edition, limitada a 3.500 unidades. Ao mesmo tempo, qualquer um dos acabamentos poderá ser complementado com o pacote opcional Sasquatch Off-Road Package. No total, serão oferecidos quatro pacotes de equipamento distribuídos nos sete acabamentos, assim como um numeroso equipamento opcional e mais de 200 acessórios originais.

Disponível nos Estados Unidos a partir 29.995 dólares, a Ford já admite reservas do novo Bronco 2021 mediante o pagamento de 100 dólares, um modelo que chegará aos concessionários a partir de abril do ano que vem depois de arrancar com sua produção no início de 2021.