2021 - HONDA ODYSSEY

Os Estados Unidos continua sendo um mercado fundamental para os monovolumes grandes. Apesar da febre SUV que se expande por todo o mundo sem parar, a verdade é que ainda há espaço para este tipo de veículos familiares e de enfoque tradicional. O Honda Odyssey é um dos modelos de referência nesta categoria, e recentemente sofreu uma interessante atualização.

O monovolume da Honda foi atualizado com uma notável renovação que traz consigo mudanças no design, no equipamento tecnológico e na composição da linha. Um completo facelift para que o Odyssey possa enfrentar os seus principais concorrentes, como os Toyota Sienna, Chrysler Pacifica e KIA Sedona (Carnival), entre outros.

Com relação às mudanças, basta dar uma olhada nas imagens. No exterior as principais mudanças estéticas se concentram na parte dianteira. O para-choque é novo e tanto a grade como os faróis foram atualizados. Na traseira as mudanças são menores e devemos prestar atenção nas lanternas.

Com relação ao interior do novo Odyssey, surge um console central modificado onde se destaca uma tela táctil de 8.0 polegadas (5.0 polegadas no acabamento básico) para controlar o sistema de infotainment da Honda que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Também foram agregados novos elementos pelo interior para aumentar a praticidade.

Outras novidades são o volante multifuncional forrado em couro, o novo estofamento disponível para os bancos, o espelho retrovisor interno com função antiofuscamento automático, HomeLink e conexões USB, assim como tomadas de 12 volts adicionais.

Por outra parte, o pacote Honda Sensing é composto de uma longa lista de sistemas de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, assistente de manutenção de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Com relação à parte mecânica, tudo gira em torno de um motor a gasolina V6 de 3.5 litros i-VTEC que desenvolve uma potência de 284 cv (280 hp) e 355 Nm de torque máximo que surge acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades e um sistema de tração dianteira.

O novo Honda Odyssey será colocado à venda nos concessionários dos Estados Unidos a partir da próxima semana. Os preços variam em apenas 1.000 dólares com relação ao modelo anterior. Tendo em conta as melhorias de equipamento é um valor a mais razoável para o comprador. O preço de saída do novo Odyssey está fixado em 31.790 dólares. A nova linha é composta pelos seguintes acabamentos: LX, EX, EX-L, Touring e Elite.