2021 - KOENIGSEGG GEMERA

Como todos os anos no Salão de Genebra, a empresa de Christian von Koenigsegg surpreende o mundo com um novo veículo de alto desempenho. Este ano, embora o evento tenha sido cancelado, isto não impediu que a marca revelasse a sua última criação, o Koenigsegg Gemera, uma novidade também para o fabricante, já que se trata de um Gran Turismo de quatro lugares com o desempenho típico de um produto da Koenigsegg.

O próprio fundador e CEO da Koenigsegg descreveu o Gemera como um ‘Mega-GT’. “O Gemera é uma categoria de automóvel completamente nova, onde o megaesportivo mais extremo se encontra com um interior espaçoso e a máxima consciência ambiental”, assegura Koenigsegg. “O chamamos de Mega-GT”. O mais chamativo é que o visionário empresário revelou o carro pessoalmente no estande da marca no cancelado Salão de Genebra.

O interior do Koenigsegg Gemera acomoda confortavelmente quatro passageiros e sua bagagem de mão, sendo acessado através de duas portas de ângulos retos e de grande tamanho. A distância entre-eixos de três metros garante uma grande amplitude ao habitáculo, que por sua vez está repleto de comodidades e tecnologia, como duas telas para o sistema de infotainment, pontos de carga sem fios para dispositivos móveis, Apple CarPlay, Wi-Fi, 11 alto-falantes, câmeras exteriores e interiores, 4 luzes de leitura, um climatizador de três zonas e incluso porta-copos duplos.

Apesar de oferecer todo esse equipamento e elementos de conforto mais próprios de um sedan de grande tamanho, o Gemera continua sendo um hiperesportivo graças ao seu sistema de propulsão híbrido plug-in que entrega 1.723 cv de potência e 3.500 Nm de torque máximo. Isso é possível graças à combinação de três motores elétricos junto ao seu inovador propulsor tricilíndrico de 2.0 litros biturbo e sem válvulas que recebe o nome de ‘Tiny Friendly Giant’ (TFG), o ‘pequeno gigante amigável’.

Esta pequena central de energia é capaz de oferecer, por si só, uma impressionante potência de 608 cv e um torque máximo de 600 Nm, somado aos 1.115 cv restantes dos três motores elétricos, um para cada roda traseira e o terceiro localizado no virabrequim do motor. O motor térmico pode consumir qualquer fonte de combustível renovável, desde etanol, metanol neutro em CO2, combustível E85 e até gasolina convencional.

Em termos de desempenho, Koenigsegg assegura que o Gemera é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1.9 segundos, enquanto que pode realizar o sprint de 0 a 400 km/h a um ritmo recorde, mas sem entrar em detalhes. Enquanto isso, os três motores elétricos permitem ao Gemera circular durante 50 quilômetros sem consumir carburante a velocidades de até 300 km/h.

Outros elementos destacáveis do super Gran Turismo da Koenigsegg é o sistema de eixo direcional traseiro e a vetorização de torque ativa em todas as rodas, combinando estabilidade na estrada com agilidade nas curvas. Koenigsegg planeja produzir 300 unidades do Gemera como uma edição limitada por um preço que rondará o milhão de euros.