2021 - KOENIGSEGG JESKO ABSOLUT

Com mais de 25 anos de experiência na produção de hipercarros do mais alto nível, os suecos da Koenigsegg superaram-se. O Jesko Absolut é o Koenigsegg mais rápido na história da marca, que avisa que não poupará esforços para colocar na estrada aquele que será o carro de produção em série mais veloz já fabricado.

Com imagem inspirada nos caças F-15 da força aérea americana, e com o Bugatti Chiron Super Sport 300+ em sua alça de mira, o Koenigsegg Jesko Absolut deverá ultrapassar definitivamente a barreira das 300 mph (482 km/h), ameaçando o recorde da Bugatti para carros de produção em série.

Christian von Koenigsegg revelou que esta versão evoluída do Jesko, com motor V8 biturbo de 5.0 litros, do qual podem ser extraídos 1.600 cv e 1.500 Nm (usando E85 no tanque de combustível), será o primeiro hipercarro a ultrapassar a velocidade incrível dos 500 km/h (310 mph). “O limite são os pneus, o local e a sanidade”, garantiu o fundador e CEO da marca em entrevista aos britânicos da TopGear.

Entre os recursos técnicos conhecidos está uma evoluída transmissão automática ‘Light Speed Transmission’ com nove velocidades, que permite trocar as marchas de forma instantânea, independentemente do número de relações.

A aerodinâmica é outro dos trunfos para a obtenção de velocidades máximas elevadíssimas, com a marca anunciando um coeficiente de arrasto de apenas 0.278, fruto de mais de 3.000 horas investidas na análise do desempenho aerodinâmico do carro e de mais de 5.000 horas dedicadas ao projeto e engenharia desta versão específica.