2020 - NIO EC6

O fabricante chinês NIO revelou o seu novo SUV compacto, um crossover totalmente elétrico denominado EC6, que parece tomar como ponto de partida o ES6, mas atualizado com uma carroceria de aspecto mais esportivo, que incorpora uma aparência de ‘estilo coupe’.

Quanto à estética, as principais mudanças em relação ao ES6 residem na traseira, já que o novo EC6 se destaca pelo maior ângulo de inclinação na caída de seu teto e um grosso pilar traseiro, dois elementos que brindam este novo crossover elétrico da marca chinesa com uma aparência tipo coupe.

Junto com a estreia do novo EC6, a NIO introduziu no mercado suas novas baterias, que elevam sua capacidade sem aumentar as dimensões, além de estrear um novo pacote de 100 kWh, que melhora a autonomia de forma considerável.

O novo NIO EC6 está disponível em duas versões denominadas Sporty e Performance, e em ambos os casos levam de série dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. A versão Sporty conta com dois motores de 160 kW, cerca de 400 CV de potência combinada, enquanto que o acabamento Performance recebe um motor de 160 kW no eixo dianteiro e um motor de 240 kW sobre o eixo traseiro, totalizando 500 cv de potência combinada.

O primeiro deles é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos, enquanto que o mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4.7 segundos. A autonomia com a bateria de 70 kWh é de até 435 quilômetros, enquanto que com a de 100 kWh se eleva até os 615 quilômetros, sempre de acordo com o ciclo de homologação WLTP.

Por enquanto este novo crossover 100% elétrico foi colocado à venda no mercado chinês, mas a NIO já anunciou que tem planos para que o novo EC6 desembarque em outros mercados ao longo deste ano de 2020.