2017 - NIO EP9

A NextEV, mais uma nova marca de origem chinesa, apresentou em Londres o NIO EP9. Caso se confirme o seu desempenho, será o carro elétrico mais rápido do mundo. Aliás, o novo modelo anuncia um novo recorde no circuito de Nürburgring - veja o vídeo abaixo. O supercarro cumpriu os 20,8 km do ‘Inferno Verde’ em 7:05:12 no último dia 12 de outubro.

O EP9 conta com um conjunto de quatro novos motores elétricos, cada um com a sua embreagem, desenvolvido com o auxílio da sua equipe de Fórmula E. Com tração integral, produz 1 MegaWatt de potência, o que equivale a 1.360 cv. Os motores são alimentados por duas baterias de íons de lítio arrefecidas indiretamente a água.

Graças a essa configuração, o ‘superelétrico’ é capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos e de atingir 313 km/h de velocidade máxima, além de ser capaz de gerar 24 mil Newton de força descendente a 240 km/h. O fabricante informa que o supercarro é capaz de 2.53 G laterais em curva e de 3.3 G longitudinais em frenagem. Tem 427 km de autonomia e carrega suas baterias em 45 minutos.

Com 1.735 kg, o novo modelo possui o cockpit e o chassi feitos em fibra de carbono. Atualmente em fase final de desenvolvimento, o superesportivo NIO EP9 será produzido em 2017 na China através de uma edição limitada a seis unidades. Posteriormente, a NextEV pretende lançar um modelo elétrico de série.