2017 - NIO ES8

A NIO materializa um ambicioso projeto com o lançamento do seu primeiro produto comercial de produção em massa - tendo em conta o mercado para o qual é dirigido. Anunciado durante o último Salão de Xangai 2017 celebrado no mês de abril, o novo NIO ES8 inicia sua comercialização na China. Trata-se de um SUV de mecânica totalmente elétrica com um interior para sete passageiros.

Embora sejam dois veículos muito diferentes, está claro que estamos diante de uma interessante alternativa que brigará diretamente em preço com o Tesla Model X, além de outros SUVs equipados com esse tipo de mecânica que em breve entrarão em cena. Sua imagem pode não ser especialmente atrativa se for analisada a partir da visão europeia ou americana, no entanto, o mais relevante do novo NIO ES8 é sua parte técnica e mecânica.

O fabricante chinês assegura que o ES8 conta com um chassi e um corpo integralmente elaborados em alumínio. E mais, a NIO assinala que se trata do veículo de produção com a maior quantidade desse material utilizada em seu processo de fabricação. Outro ponto forte que permitirá a esse novo modelo elétrico rivalizar com o SUV da Tesla é o seu interior com capacidade para sete passageiros adultos.

Além dos sete lugares, o habitáculo chama a atenção pela qualidade dos materiais utilizados e os bons ajustes. Conta também com um estofamento de couro Nappa, um quadro de instrumentos digital e uma enorme tela táctil para o uso do sistema de infotainment. Será equipado de série com um ‘sistema de qualidade do ar’ mediante um filtro de carvão ativado e HEPA, assim como um gerador de íons negativos.

A tecnologia NIO Pilot é outra das principais virtudes do ES8. É descrito pela NIO como um sistema avançado de assistência ao condutor. Utiliza um total de 23 sensores, uma câmera frontal trifocal, quatro câmeras externas, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos. Graças a todo esse hardware, o SUV elétrico dispõe de uma função de frenagem automática de emergência, assistência de retenções no tráfego, detecção de pontos cegos, reconhecimento de sinais de trânsito e advertência de saída de faixa, entre outras características.

Mecanicamente o NIO ES8 é propulsionado por dois motores elétricos que desenvolvem uma potência total de 480 kW (653 cv) e 840 Nm de torque máximo. Por contar com dois motores, disporá de um sistema de tração total e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Ambos os motores são alimentados pela energia armazenada no pacote de baterias de 70 kWh que permite ao modelo anunciar uma autonomia de 355 quilômetros (NEDC). 

Na China, o novo NIO ES8 está à venda a partir de 448.000 yuans (224.000 reais). Com o motivo de seu lançamento, a NIO comercializará a edição limitada ‘Founder’s Edition’ da qual serão fabricadas somente 10.000 unidades com um equipamento e acabamento mais exclusivo. Evidentemente, isso acarretará um aumento no preço até situar-se nos 548.000 yuans (274.000 reais). A empresa também planeja oferecer um plano de aluguel de baterias por 1.280 yuans (640 reais) ao mês, o que permitirá reduzir o preço do veículo em 100.000 yuans (50.000 reais).

Para estimular a venda de seus carros elétricos, a NIO planeja construir mais de 1.100 pontos de recarga rápida, que permitirão ao ES8 obter 100 quilômetros de autonomia com somente 10 minutos de carga.