2022 - SUBARU BRZ

Acabou a espera, após diversas fotos flagrantes, adiantamentos oficiais e inclusive um vazamento, a nova geração do Subaru BRZ acaba de chegar. A esperada segunda geração do emblemático esportivo coupe japonês já é uma realidade. A Subaru apresentou em alto estilo o seu interessante esportivo, um modelo que se adapta aos novos tempos que correm com inúmeras novidades.

Além de exibir um novo design exterior e interior, o novo BRZ também muda de plataforma, aumenta sua dotação tecnológica e sua parte mecânica foi aperfeiçoada. Tudo isso em perder sua essência original. Uma arquitetura que, lembrando, também dará vida ao novo Toyota GT86, veículo que mudará de nome e passará a ser conhecido como Toyota GR86.

Com relação às mudanças no design exterior do BRZ, basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir a nova imagem do esportivo da Subaru. Um modelo que não renuncia à sua essência, mas que se adapta aos novos tempos que correm adotando um aspecto mais moderno, estilizado e dinâmico.

As medidas do Subaru BRZ mudaram, agora mede 4.265 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 1.311 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.576 mm. Com relação ao modelo anterior é ligeiramente mais longo e mais baixo. Isso tem como resultado uma área frontal baixa e ampla ressaltada por enormes entradas de ar que são funcionais. A grade também adota uma posição mais baixa. Os faróis também foram renovados e utilizam a tecnologia LED, exibindo uma assinatura luminosa muito interessante.

No que diz respeito à vista lateral, mostra força e ao mesmo tempo fluidez. As saias laterais e a linha de cintura são traços a destacar e tampouco devemos ignorar a linha de teto, já que a Subaru trabalhou muito a aerodinâmica. E na traseira, além de lanternas muito delgadas e horizontais, há uma moldura que as une para acentuar a sensação de largura.

As duas saídas do sistema de escape estão perfeitamente integradas no para-choque e são acompanhadas de um pequeno, mas evidente difusor. O ‘rabo de pato’ é outro dos traços distintivos do novo BRZ. No processo de construção foram utilizados materiais muito leves, como o alumínio. O novo BRZ tem um peso vazio aproximado de pouco menos de 1.315 quilos.

Com relação ao interior do novo BRZ, somos envolvidos por um ambiente onde se respira esportividade. A primeira coisa a destacar é que estamos diante de um veículo de quatro lugares 2+2. A Subaru dá uma ênfase especial ao fato de que o carro dispõe de uma grande praticidade, já que os bancos traseiros podem ser dobrados para se ganhar espaço de carga.

O habitáculo foi redesenhado de maneira relevante e tudo gira em torno do condutor. O quadro de instrumentos digital mede 7.0 polegadas e se combina com uma tela táctil de 8.0 polegadas para manejar o sistema de infotainment Subaru Starlink, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Também dispõe de conectividade Bluetooth e da mesma maneira podem ser utilizados os serviços SiriusXM.

Os modelos equipados com a transmissão automática de 6 velocidades poderão beneficiar-se da tecnologia EyeSight da Subaru, um conglomerado de sistemas de assistência à condução. O equipamento tecnológico é completo, e a tudo que foi citado anteriormente também devemos somar outros elementos que facilitarão a vida diária a bordo desse veículo, como o climatizador e a câmera de visão traseira.

Debaixo do capô do novo BRZ encontra-se um motor a gasolina de 2.4 litros boxer que desenvolve uma potência de 231 cv (228 hp) e 250 Nm de torque máximo. A força é enviada ao eixo traseiro através de uma transmissão manual o uma automática, ambas com seis velocidades.

Esse motor de aspiração natural atinge a linha vermelha nos 7.000 giros e oferece um aumento de 15% no torque máximo em relação ao modelo anterior. Para espremer ao máximo suas capacidades está disponível um novo modo de condução chamado Sport.

O uso da nova plataforma global da Subaru foi fundamental no processo de desenvolvimento. O chassi do novo BRZ é mais rígido e a carroceria conta também com uma estrutura de alta resistência. A suspensão dianteira é do tipo McPherson de desenho personalizado, enquanto que a suspensão traseira é de dupla forquilha. Essa configuração permite absorver os golpes para melhorar a aderência dos pneus em superfícies variadas. E para os condutores entusiastas dos ‘track days’ o novo BRZ dispõe do sistema de tração e estabilidade Vehicle Stability Control (VSC).

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo Subaru BRZ acontecerá no segundo semestre do próximo ano de 2021. A marca confirmou sua chegada inicialmente aos Estados Unidos e posteriormente e de maneira paulatina, desembarcará em outros mercados.