2019 - TVR GRIFFITH

Após uma década sem novidades, a marca britânica TVR volta ao mercado com o novo TVR Griffith, um modelo concebido depois de vários anos de desenvolvimento.

Trata-se de um esportivo de caráter radical, que foi construído com base em um chassi de estrutura tubular desenvolvido em fibra de carbono, um novo sistema denominado iStream, desenvolvido pelo criador do McLaren F1, Gordon Murray.

Graças à utilização dessa tecnologia, o TVR Griffith conta com um chassi mais rígido, a uma fração do custo de um monocasco de fibra de carbono. Além disso, conta com uma precisa distribuição de pesos de 50/50, enquanto que sua relação peso-potência é de 400 cv/tonelada.

O carro mede 4.31 metros de comprimento e seu desenho exterior remete aos clássicos modelos da marca, embora com alguns detalhes de aspecto mais atual. Na parte dianteira se destaca seu longo capô, seus elaborados faróis principais e uma grade de grandes dimensões que esconde uma enorme entrada de ar para refrigerar o motor.

A aerodinâmica desempenha um papel importante no nuevo TVR Griffith, que conta com um elaborado difusor traseiro que ressalta ainda mais a agressividade de seu design e um aerofólio traseiro que pode variar sua altura de acordo com a velocidade, ao mesmo tempo que cumpre com as funções de um ‘aerofreio’.

Em relação ao interior, o carro conta com um painel onde se encontra somente o necessário, sem elementos supérfluos. Os controles principais se agrupam em torno do volante, bem ao alcance das mãos do condutor. Conta com um volante esportivo de fundo plano e uma instrumentação completamente digital, bancos esportivos revestidos em Alcantara, assim como o volante.

Debaixo do capô se esconde um motor Cosworth V8 de 5.0 litros que desenvolve 500 cv de potência, em combinação com uma transmissão manual Tremec de seis velocidades e propulsão traseira. Com esse conjunto mecânico, o esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 320 km/h.

Os freios com discos dianteiros de 370 mm são assinados pela AP Racing, enquanto que a suspensão é ajustável, ao mesmo tempo em que seus pneus traseiros contam com uma seção de 275 milímetros.

O novo TVR Griffith chegará ao mercado inicialmente em uma série especial denominada ‘Launch Edition’, que será limitada a 500 exemplares, com um preço de 90.000 libras esterlinas. Mas a marca britânica planeja fabricar cerca de 1.000 unidades ao ano, embora possa chegar a duplicar a produção em função da demanda.