2020 - VOLVO XC40 RECHARGE

Agora é oficial. A Volvo entra no mundo da mobilidade totalmente elétrica com a apresentação do seu primeiro carro elétrico de produção em série. O fabricante sueco eleva sua aposta na eletrificação e faz isso com a estreia do novo Volvo XC40 Recharge. Assim, o primeiro elétrico da marca não é mais que uma versão do XC40.

Não poderia ser de outra maneira, o primeiro carro elétrico da Volvo é um crossover. Na verdade, um SUV do segmento C. Deste modo, o XC40 poderá contar em sua linha tanto com uma versão híbrida plug-in (Twin Engine) como uma versão elétrica pura (Recharge). Diferentes soluções de mobilidade destinadas a diferentes perfis de condutores.

Esteticamente apresenta poucas diferenças em relação a um XC40 com motor a combustão interna. Dispõe de uma nova grade (agora fechada) e pequenos emblemas revelando que estamos diante de um automóvel de zero emissões. A tomada de carga se encontra no para-lama traseiro esquerdo. Cabe destacar também que debaixo do capô se encontra um segundo porta-malas onde se pode armazenar uma pequena mala de viagem.

Quanto ao interior do XC40 Recharge, surge um ambiente que é muito familiar, já que existem poucas mudanças em relação ao XC40 atual. A grande novidade é um novo sistema de infotainment baseado no sistema operacional Android e um quadro de instrumentos digital adaptado à mecânica elétrica. O resto permanece sem mudanças.

Debaixo da carroceria do XC40 Recharge se encontra uma bateria de íons de lítio de 78 kWh que alimenta os dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 300 kW (408 cv) e 660 Nm de torque máximo. O veículo conta, portanto, com uma configuração de tração total. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e sua autonomia supera os 400 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Utilizando um ponto de carga rápida é possível obter 80% da capacidade da bateria em 40 minutos. Também se pode utilizar um carregador de 11 kW AC.

A Volvo tem previsto introduzir um novo carro elétrico a cada ano durante a próxima meia década. Para poder alcançar o seu objetivo de que em 2025 a metade de suas vendas de carros correspondam a veículos elétricos. Para dar resposta à crescente demanda de veículos eletrificados, a Volvo triplicará sua capacidade de produção a partir do próximo ano. A marca também tem como objetivo que seus automóveis híbridos plug-in representem 20% de suas vendas em 2020.