04/03/2020 - DACIA SPRING ELECTRIC CONCEPT: UM ELÉTRICO ACESSÍVEL COM 200 KM DE AUTONOMIA

A Dacia iniciou sua transição para a mobilidade elétrica, e para dar forma a este projeto, o grupo francês optou por alavancar o conhecido Renault City K-ZE 100% elétrico, que recentemente foi lançado na China.

Trata-se do Dacia Spring Electric Concept, um trabalho conceitual que antecipa o primeiro carro elétrico da marca romena, um concept car que assenta as bases daquele que promete ser o elétrico mais acessível da Europa.

Em relação à sua estética exterior, não há surpresas, já que o modelo tomou como ponto de partida o Renault City K-ZE, um elétrico decalcado do Renault Kwid, que a marca francesa vende no Brasil e na Índia.

Além disso, o primeiro carro elétrico da Dacia se apresenta com uma carroceria que incorpora uma série de novidades em relação ao Renault no qual está baseado, incluindo certos elementos decorativos plásticos, barras de teto e, é claro, uma parte frontal específica que incorpora os sinais de identidade da marca romena.

Por enquanto a Dacia não revelou imagens do interior do novo Dacia Spring Electric Concept, de modo que não sabemos se o modelo destinado aos mercados da Europa terá melhorias em relação à versão chinesa.

Na parte mecânica a marca do Grupo Renault não se aprofundou em detalhes, e não sabemos ainda quais serão as características do seu sistema de propulsão. O que sabemos é que o carro elétrico da Dacia anuncia uma autonomia de 200 quilômetros com uma carga completa de sua bateria, de acordo com o ciclo de homologação WLTP.

É claro que não será o carro ideal para cobrir grandes distâncias, mas sem dúvidas se trata de uma autonomia mais que suficiente para cobrir as necessidades diárias em ambientes urbanos e interurbanos da maior parte de seus potenciais clientes.

A Dacia antecipa que sua comercialização terá início em 2021. Talvez não por seu design, mas por sua autonomia e suas dimensões compactas, seguramente conseguirá captar a atenção dos usuários, mas no final o preço será decisivo.

Confira as Fotos