21/10/2020 - GMC HUMMER EV: UMA PICK-UP ELÉTRICA SELVAGEM QUE DESENVOLVE 1.000 CV E 15.592 NM DE TORQUE

A General Motors acaba de apresentar o novo GMC Hummer EV pick-up, o modelo encarregado de ressuscitar o emblema Hummer com uma linha completamente nova e muito avançada de enormes todo-terrenos elétricos. Seguindo a esteira das antigas versões Hummer, mas com uma abordagem muito mais tecnológica, eficiente e consistente com a crescente demanda de produtos de emissões zero.

Por enquanto e como era esperado, a empresa apresentou somente a primeira versão de carroceria da nova linha de todo-terrenos elétricos da marca GMC. Eles ocuparão um dos escalões mais altos da extensa linha de elétricos que a corporação americana está desenvolvendo neste momento e que inclui diversos modelos para todas as marcas do grupo, de modo que em um futuro breve haverá veículos alimentados por baterias da GM em vários segmentos.

Design

Embora o modelo seja como esperávamos, a verdade é que a sua atraente estética não deixa de surpreender. Pois apesar de ser evidente que conta com o mesmo DNA de seus antecessores de combustão, o novo GMC Hummer EV dispõe de um design claramente evoluído e mais estilizado, que não só mostra sua vocação todo-terreno, como também conta com uma imagem muito tecnológica.

Embora a empresa ainda não tenha revelado todas as suas dimensões, facilitou o seu comprimento. O novo GMC Hummer EV em sua versão pick-up mede 5.506 mm de comprimento, o que situaria a nova pick-up entre os atuais GMC Yukon e GMC Yukon XL. De modo comparativo, o novo modelo é consideravelmente mais longo que o antigo Hummer H2, o maior dos Hummers civis fabricados pela General Motors e que contava com um comprimento total de 5.169 mm.

Outras dimensões que transcenderam foram sua capacidade de passar em superfícies alagadas, 619 mm, e graças à sua elevada altura livre do solo é capaz de superar obstáculos de até 457 mm. De série conta com pneus de 35 polegadas Goodyear Wrangler All Territory MT, que opcionalmente podem ser de 37 polegadas e contar com o sistema de bloqueio ‘beadlock’.

Interior

No interior surgem linhas claramente inspiradas nos antigos Hummer, com profusão de linhas retas e elementos horizontais, praticamente sem curvas em nenhuma superfície. Há ainda um enorme túnel central e um painel vertical de enormes dimensões. Além do painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas, surge uma enorme tela central do tipo flutuante de 13.4 polegadas. Todas as imagens oficiais que mostram o habitáculo do modelo pertencem ao mesmo exemplar, dotado de uma atraente combinação de couro branco e preto em conjunto com vários elementos de cor bronze.

O habitáculo conta com vários painéis de teto desmontáveis e transparentes, sistema denominado Infinity Roof, com vigas longitudinais que também podem ser retiradas e um vidro vigia traseiro que pode ser baixado de maneira elétrica para converter o novo Hummer em um enorme todo-terreno conversível.

Tecnologia

A nova linha GMC Hummer EV será a ponta de lança da oferta de elétricos desta marca da General Motors, por isso que seu equipamento será muito rico, com elementos como o sistema Ultravision que conta com 18 câmeras exteriores e que dispõe de diversas funções para ajudar o condutor durante os percursos 4x4, incluindo câmeras debaixo do veículo. Também podemos destacar a presença do sistema de assistência à condução Super Cruise em sua última geração, um dos poucos de sua classe que permite a circulação em modo mãos livres.

Não menos relevante é o Modo caranguejo, um sistema exclusivo do novo Hummer que gira as 4 rodas na mesma direção para que o veículo possa circular de maneira lateral. Embora a suspensão pneumática de série também conte com o Modo Extract, que eleva a altura do veículo em 149 mm para poder atravessar obstáculos ou zonas mais complexas.

Linha

Embora por enquanto só tenha sido apresentada uma versão, a verdade é que a marca revelou as especificações mais importantes das outras versões que irão compor a linha GMC Hummer EV. Começando pelo novo Hummer EV Edition 1, que conta com um pack de baterias que lhe permite uma autonomia de até 563 quilômetros segundo o ciclo EPA e o já confirmado esquema de três motores elétricos que entregam 1.014 cv (1.000 hp) e a selvagem cifra de 15.592 Nm de torque máximo. Embora a empresa não tenha especificado, é evidente que estas cifras não se referem ao torque máximo medido na saída dos motores, mas nas rodas, o que multiplica consideravelmente o valor de torque que os fabricantes estão acostumados a fornecer.

Esta é uma tendência que está começando a se estender entre os diferentes fabricantes de veículos elétricos desde que a Tesla anunciou o torque nas rodas do novo Tesla Roadster 2 sem especificar que não se tratava do valor de torque habitual. Após ser consultada pela mídia, a Tesla decidiu modificar este valor em seu site americano, mas não nos outros sites regionais. Onde a suposta cifra de torque do novo esportivo elétrico continua sendo de 10.000 Nm. De acordo com a imprensa americana, a cifra de torque real do novo Hummer EV de 3 motores deve rondar entre 1.000 e 1.100 Nm.

Esta primeira versão começará a ser fabricada no último trimestre do próximo ano e já pode ser reservada no site da GMC com um depósito prévio de 100 dólares. No próximo ano, no último trimestre de 2022, chegará o novo Hummer EV 3X, versão que mantém o mesmo esquema de 3 motores, mas reduz a potência para 811 cv (800 hp) e a autonomia estimada em +483 km. Alguns meses depois, no segundo trimestre de 2023, se espera que seja lançada a primeira versão de dois motores, o Hummer EV 2X, que contará com uma potência total combinada de 634 cv (625 hp) e que compartilha os mesmos +483 km de autonomia com o Hummer EV 3X.

Por último, durante o segundo trimestre de 2024 se espera o lançamento da versão base da linha, o futuro Hummer EV 2, que mantém o esquema de dois motores e a tração total da versão anterior com 634 cv, mas reduzindo sua autonomia para +402 km. A cifras de capacidade das baterias não foi revelada, mas foi informado que pertencem à família Ultium da GM, assim como a plataforma, pois este é o primeiro modelo que estreia a arquitetura BT1.

Evidentemente, estes números são provisórios, por isso a empresa limitou-se a confirmar que será acima destes valores. Em relação aos preços, podemos esperar que nos próximos 4 anos sejam modificados de alguma maneira, pois seria estranho que a General Motors mantivesse o preço base de 79.995 dólares de hoje a 2024.

Preços linha GMC Hummer EV nos Estados Unidos

  • Hummer EV Edition 1 - 112.595 dólares
  • Hummer EV 3X - 99.995 dólares
  • Hummer EV 2X - 89.995 dólares
  • Hummer EV 2 - 79.995 dólares

Confira as Fotos