‘125 TIMES FIAT’: O MUSEO NAZIONALE DELL’AUTOMOBILE INAUGURA EM TURIN A EXPOSIÇÃO DEDICADA AO 125º ANIVERSÁRIO DA FIAT
Por ocasião do 125º aniversário da fundação da FIAT, uma exposição e dois spin-offs realizam-se em três locais-chave da primeira capital da Itália, dando vida aos destaques da empresa fundada em 1899 com o nome Fabbrica Italiana Automobili Torino.
De 15 de novembro de 2024 a 4 de maio de 2025, o MAUTO - Museo Nazionale dell’Automobile acolherá a exposição ‘125 times FIAT. Modernity through the lens of FIAT’s imagination’. Editada por Giuliano Sergio e realizada em colaboração com o Centro Storico FIAT e o Heritage Hub, a exposição traça a história do fabricante de automóveis sediado em Turin, oferecendo uma reinterpretação que se centra no seu impacto social e no patrimônio artístico e visual que dele resultou. A FIAT foi fundada em 1899 e liderou a modernização da Itália através da Revolução Industrial e da unidade nacional. A exposição ‘125 times FIAT. Modernity through the lens of FIAT’s imagination’ explora a profunda ligação entre a empresa e o desenvolvimento cultural, industrial e econômico do país. A exposição conta mais de um século de história através da arte, do cinema, do design e muito mais, realçando a singularidade do modelo empresarial da FIAT e a sua influência na modernidade italiana. O projeto apresentará nove dos automóveis mais emblemáticos da marca, incluindo o 508 Balilla de 1932, o 500 A Topolino de 1936, o Panda 30 de 1982 e o FIAT 500e, a terceira geração de um ícone atemporal, produzido na fábrica de Mirafiori, em Turin, símbolo do Made in Italy em todo o mundo e o mais vendido entre os automóveis urbanos elétricos na Itália e na Europa.
Uma vasta seleção de obras de arte, memorabilia, documentos de arquivo e materiais gráficos, fotográficos e audiovisuais serão exibidos ao lado dos automóveis, ilustrando a imaginação visual da empresa através de uma narrativa estruturada em 8 macro-seções explicativas. A exposição será complementada por uma série de cinco sessões e debates, organizados em colaboração com a Universidade de Turin, centrados nos temas explorados no evento.
Ao mesmo tempo, e sempre a partir de sexta-feira, 15 de novembro, o Heritage Hub acolherá a exposição temporária ‘UNEXPECTED & SURPRISING FIAT’, que consiste numa verdadeira viagem pelos veículos menos famosos do fabricante de automóveis de Turin. A exposição mostra a evolução contínua da marca, que continua a surpreender o público com o design de vanguarda, a tecnologia avançada e as escolhas arrojadas dos seus modelos. O evento centra-se em três temas centrais da marca: inovação, eficiência e diversão. A exposição destaca os momentos em que a FIAT experimentou soluções inovadoras e com visão de futuro, interpretando a eficiência como a otimização de recursos, custos e espaço. Além disso, o lado lúdico da marca será mostrado através de modelos que apresentam um design cativante e um desempenho esportivo. Esta é uma oportunidade única para descobrir a versatilidade e o pioneirismo da FIAT ao longo das décadas. Desde modelos icônicos como o FIAT 520 dos anos 20 e o concept car FIAT Scia de 1993, que demonstraram a capacidade da marca para explorar novas fronteiras técnicas e estilísticas, até ao concept elétrico FIAT Vanzic de 1995, que antecipou a mobilidade elétrica urbana. Igualmente icónicos são o FIAT 500 ‘C’ Giardiniera Legno, o versátil 600 Multipla e o Panda Militare Steyr Puch. Estes modelos encarnam a procura de um equilíbrio entre espaço, custo e praticidade, adaptando-se ao uso comercial, civil e militar. As estrelas da exposição serão também o esportivo Uno Turbo Trofeo, o Panda Jolly, o 500 Barbie Edition, concebido para os amantes do estilo e da cultura pop, culminando com o exclusivo Fiat Qubo Spiaggina.
A exposição acontecerá às sextas-feiras e domingos, às 10h30 e às 15h30, e aos sábados, às 10h30, às 15h30 e às 18h00. Quem estiver pela Europa nesse período, para ter acesso à exposição, será necessário efetuar uma reserva no seguinte link.
A exposição continuará no Centro Storico FIAT com a exibição de material inédito selecionado em conjunto com o ISMEL (Instituto para a Memória e Cultura Laboral dos Direitos Empresariais e Sociais).