A HISTÓRIA DO BMW X3: DUAS DÉCADAS DEFININDO O SEGMENTO DOS SAV MÉDIOS
Desde sua apresentação em 2003 e seu início de vendas em 2004, o BMW X3 tem sido muito mais que um veículo: foi um pioneiro, definindo o padrão no segmento dos Sports Activity Vehicles (SAV) de tamanho médio, seguindo os passos do bem-sucedido BMW X5 que estreou em 1999. Hoje, o BMW Group celebra duas décadas do lançamento do BMW X3.
Um começo visionário
O BMW X3 foi concebido para combinar a robustez de um veículo todo-terreno com a agilidade de um carro esportivo médio, conservando uma condução muito próxima ao do já na época lendário BMW Série 3. Sua primeira geração (com a denominação interna E83) revolucionou o mercado, ao oferecer pela primeira vez a avançada tração integral inteligente BMW xDrive e um design que equilibrava a funcionalidade com a estética. Este modelo não só ofereceu uma nova alternativa para os condutores aventureiros, como também introduziu o luxo e o conforto no segmento SAV para quem buscava um tamanho menor que o BMW X5.
A primeira geração do BMW X3 tinha muito em comum com seu contemporâneo, o BMW Série 3 E46, mas oferecia maior altura sobre o solo junto com uma capacidade para maus caminhos e condução fora de estrada que superava ao que era oferecido na época pelas versões de tração integral do BMW Série 3.
Assim como o BMW X5, o BMW X3 teve uma exitosa recepção no mercado. A primeira geração foi produzida em Graz, Áustria, e foi vendida nos mercados internacionais da BMW alcançando uma cifra superior a 600.000 unidades vendidas durante seu ciclo de vida.
Durante a produção do E83 houve importantes evoluções tecnológicas, como a transição dos motores a gasolina de 6 cilindros em linha, para a nova geração que incluía o sistema BMW Valvetronic.
O BMW X3 E83, também foi bem-sucedido no esporte a motor, com a versão BMW X3 CC (Cross Country) preparada para os campeonatos de Rally Raid e competições off-road como o Rally Paris-Dakar. O BMW X3 utilizava um motor BMW Diesel M57 de 6 cilindros em linha com dois turbos.
Inovação continua na segunda geração
Com o lançamento da segunda geração (F25) no final de 2010, o BMW X3 estreou uma carroceria maior e um interior mais espaçoso, sem sacrificar sua condução ágil e divertida. A integração de tecnologias avançadas, como o sistema de infotainment BMW iDrive, além de novos sistemas de assistência ao condutor, fortaleceu sua posição como líder em inovação.
Uma das atualizações tecnológicas mais importantes da segunda geração foi o lançamento da nova geração de motores BMW Twin Power Turbo, tanto em versões de 6 cilindros (disponível desde seu lançamento) como em versões de 4 cilindros, que substituíram o motor de 6 cilindros em linha naturalmente aspirado. Estas novas motorizações deram ao BMW X3 um melhor desempenho e ao mesmo tempo permitiam oferecer desempenhos de combustível notáveis.
O BMW X3 F25 foi produzido na planta do BMW Group em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Mais de 700.000 unidades desta geração chegaram às estradas de todo o mundo.
Terceira geração: Mais amplitude, melhor desempenho e as primeiras versões M
A terceira geração (G01), lançada em 2017, marcou diversos marcos com a introdução da primeira versão M Performance para o BMW X3, que oferecia uma experiência de condução ainda mais dinâmica combinada com uma maior habitabilidade da cabine. Além disso, o BMW X3 começou a explorar a eletrificação com a versão híbrida plug-in, permitindo aos clientes realizarem percursos urbanos em modo elétrico e também oferecendo a capacidade de fazer percursos mais longos em modo híbrido mesmo em zonas com infraestrutura de carga limitada.
Nesta geração estreou o primeiro BMW iX3, o primeiro modelo BMW a utilizar a 5ª geração do sistema de propulsão elétrica BMW eDrive e capaz de oferecer até 460 quilômetros de autonomia.
A terceira geração do BMW X3 foi também a primeira a incluir um modelo M, o BMW X3 M, que conta com um motor a gasolina de 6 cilindros em linha com um espetacular desempenho. A unidade desenvolvida com a tecnologia M TwinPower Turbo gera uma potência máxima de 480 cv a partir de um deslocamento de 3.0 litros, junto com um torque máximo de 600 Nm. Uma versão ainda mais potente foi desenvolvida especialmente para o BMW X3 M Competition e o BMW X4 M Competition, alcançando os 510 cv. As versões M do BMW X3 também oferecem o sistema M xDrive e o diferencial M Ativo.
Com a terceira geração do BMW X3 a produção foi concentrada na planta do BMW Group em Spartanburg, à qual foram agregadas as plantas do BMW Group em Rosslyn na África do Sul e Dadong na China.
Mais de 20 anos nas estradas do mundo
Desde o final de 2003, mais de 2.5 milhões de clientes BMW em todo o mundo desfrutaram do prazer de conduzir um BMW X3. A combinação ideal de agilidade, condução divertida e capacidade para todo tipo de estradas e de climas tornou-se um integrante importante da família BMW e já ocupa um lugar importante na história da marca.