A MERCEDES-BENZ DIRÁ ADEUS ÀS PERUAS EM 2030

Enquanto a Volvo confirmou que não pretende abandonar as peruas e os sedans, a Mercedes-Benz segue em direção oposta e parece estar preparando-se para até 2030 deixar de contar com peruas na sua linha.
A notícia foi avançada pelos alemães da Automobilewoche e a primeira vítima desta política será a CLA Shooting Brake, cujo desaparecimento está marcado para 2025. Já a última das peruas da Mercedes-Benz que resistirá será a E Class, que permanecerá no mercado até 2030.
Assim como muitas outras decisões drásticas recentemente tomadas na indústria automobilística, esta também é, pelo menos parcialmente, justificada pela forte aposta na eletrificação.
Afinal, quando se investem dezenas de milhões no desenvolvimento de plataformas específicas para elétricos, há soluções que precisam ser deixadas de lado.
Além disso, a queda progressiva nas vendas de peruas e o crescente sucesso dos SUVs também pesou na decisão da Mercedes-Benz em aposentar progressivamente a sua linha deste tipo de propostas que têm forte tradição no fabricante alemão.
Como é óbvio, a Mercedes-Benz não quer afastar os clientes que procuram modelos mais versáteis e espaçosos, sem serem SUVs. Assim sendo, de acordo com o pessoal da Automobilwoche, a marca alemã está trabalhando em alternativas que podem levar a propostas como ‘sedans-crossover’ elétricos (mais altos que a típica perua, devido à acomodação das baterias no piso da plataforma).
Outra opção em cima da mesa passa por criar uma maior distinção entre os seus crossovers e os seus SUVs. Desta forma, os clientes que antes optavam por uma perua poderiam escolher um crossover (mais próximo das tipologias convencionais) em vez de adquirir um SUV.
O mais curioso é que atualmente a Mercedes-Benz conta com duas peruas que quase podem ser consideradas crossovers: as versões All-Terrain das C e E Class. Resta saber se com o desaparecimento das peruas estas também deixarão de existir ou se, em vez disso, evoluirão para ‘peruas dos tempos modernos’, isto é, crossovers.