A RENAULT RENOVA A SUA LINHA TOTALMENTE ELÉTRICA DE VCL COM OS NOVOS KANGOO VAN E-TECH E MASTER E-TECH 52 KWH

Trinta e seis anos depois da revelação do primeiro protótipo do Master totalmente elétrico e 10 anos após a primeira venda pública do Kangoo Z.E totalmente elétrico, e com mais de 70.000 unidades vendidas desde então, a Renault estabeleceu-se como pioneira mundial e líder, na Europa, em automóveis elétricos.
A Renault está renovando a sua linha totalmente elétrica de VCL, começando com o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico e o novo Master E-TECH Elétrico de 52 kWh, para ainda maior flexibilidade e uma liberdade sem concessões.
Todos os argumentos e inovações do Kangoo Van em um automóvel totalmente elétrico
O novíssimo Kangoo Van E-TECH Elétrico baseia-se no legado do seu antecessor, com motor a combustão interna (ICE), que foi eleito o ‘Comercial Internacional do ano 2022’.
Ao colocar a bateria debaixo do piso, a capacidade de carga permanece inalterada, com até 3.9 m3 de volume de armazenamento na versão L1 (4.9 m3 no modelo de formato longo, que será lançado mais tarde), 600 kg de carga útil (800 kg no modelo de formato longo) e 500 kg de capacidade de reboque.
Outras características herdadas incluem o engenhoso e único ‘Open Sesame by Renault’, com a maior abertura lateral do mercado de 1.45 m, a inovadora galeria interior retrátil ‘Easy Inside Rack’, os três bancos da frente com um encosto central rebatível para criar um escritório móvel, e os quase 60 litros de compartimentos de arrumação na cabine, incluindo a gaveta ‘Renault Easy Life’.
Há pouco mais de 10 anos, o Kangoo ganhou o primeiro título de ‘Comercial Internacional do Ano’, com a primeira versão totalmente elétrica. Esta última década de experiência e utilização intensiva pelos usuários profissionais, permitiu à Renault manter a posição de líder nos VCL elétricos. Por isso, hoje a marca está em posição de oferecer um novo Kangoo elétrico com a melhor linha do mercado.
Graças à nova bateria de íons de lítio de 45 kWh de capacidade, composta por 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico anuncia uma autonomia de até 300 km, no ciclo WLTP. Ou seja, uma garantia para os condutores de comerciais leves manterem a paz de espírito quando fazem um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de aquisição e utilização.
Disponível nas versões com carregador de 22 kW, a bateria tem um sistema de refrigeração líquida e uma resistência elétrica que permite a sua utilização em uma zona de temperatura ideal, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carga.
As baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, são substituídas gratuitamente se a sua capacidade se degradar para menos de 70% do seu valor nominal (SoH).
O novo Kangoo Van E-TECH Electric vem equipado com um motor de 90 kW, com 245 Nm de torque instantâneo, para uma condução suave e sem stress, em todas as circunstâncias. O modo Eco, que limita a potência do veículo e a velocidade máxima, ajuda a otimizar a autonomia geral e é ideal para ser utilizado quando se transporta uma carga leve.
O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:
- Vela (luz indicadora B1): modo regenerativo limitado, adequado para a condução em autoestradas e vias rápidas;
- Drive (B2): modo regenerativo padrão para uma utilização versátil e que assegura uma sensação de motor de combustão quando se desacelera;
- Brake (B3): modo com a maior capacidade regenerativa, para utilização em engarrafamentos de trânsito e em estradas de montanha.
No novo Kangoo Van E-TECH Elétrico, a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Sistema de frenagem regenerativa adaptativa) que maximiza a quantidade de energia recuperada, independentemente do modo de frenagem selecionado.
A gama de combinações modos de condução/regimes de frenagem significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ótimos, de acordo com as condições específicas de utilização e de tráfego.
As informações relativas ao modo de condução selecionado, gestão da energia elétrica e ADAS (auxiliares de condução) são apresentadas em um painel de instrumentos digital, totalmente personalizável, opcional, de 10 polegadas, e a cores.
Para garantir a maior autonomia em todas as estações, o novo Kangoo Van E-Tech Elétrico tem o ar condicionado regulado com uma bomba de calor. Isto permite o aquecimento no inverno e o arrefecimento no verão, operando com base no princípio do ar condicionado reversível. O aquecimento abastece o habitáculo com as calorias recuperadas do exterior, enquanto o ar condicionado extrai as calorias do habitáculo para as descarregar no exterior
do veículo.
A bomba de calor proporciona um desempenho ótimo quando a temperatura se situa entre os -15 e 15°C. Além de proporcionar um conforto térmico de primeira qualidade, preserva a autonomia. Esta característica permite preservar, adicionalmente, até 85 km de autonomia no modo WLTP.
Por último, o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico apresenta o para-brisa, os bancos dianteiros e o volante aquecidos como opcionais. Características que proporcionam ainda maior conforto térmico, mas que têm pouco impacto sobre a bateria.
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico oferece uma escolha de três tipos de carregador. De série são oferecidos dois tipos de carregadores:
- Um carregador trifásico de 11 kW, ajustado a todo o tipo de carregamentos domésticos.
- Um carregador trifásico de 22 kW, para carregamentos rápidos em terminais públicos.
Como opção ao carregador de 22 kW, há um carregador rápido de 80 kW DC (corrente contínua), para recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP), em 30 minutos.
A bateria elétrica do novo Kangoo Van E-TECH demora 2h40 para passar dos 15% aos 80% de carga, quando ligada a uma Wallbox de 11 kW e menos de 6 horas numa Wallbox de 7.4 kW.
Finalmente, graças ao aplicativo para smartphone MyRenault ou ao sistema multimídia Renault Easy Link, o novo Kangoo Van E-TECH Elétrico dispõe de um conjunto específico de serviços ligados, tais como:
- Programação da carga da bateria com monitorização remota do seu estado.
- Pré-aquecimento/arrefecimento do compartimento dos passageiros.
- Detecção de pontos de recarga na rota escolhida.
- Cálculo de destinos acessíveis com a carga de bateria restante.
Maubeuge, centro de excelência no coração da eletricidade
Desde 2011, a fábrica da Renault em Maubeuge, localizada em Hauts-de-France, fabrica automóveis Kangoo para clientes de todo o mundo.
Juntamente com as instalações de Douai e Ruitz, a fábrica forma o coração do novíssimo polo ElectriCity, o maior e mais competitivo centro de produção de automóveis elétricos (EV) da Europa, através do qual a Renault planeja produzir 400.000 veículos elétricos por ano até 2025.
Em um esforço para industrializar a produção das versões de passageiros e comerciais do Novo Kangoo, bem como dos comerciais das marcas parceiras Mercedes-Benz e Nissan, e para garantir a produção da mais elevada qualidade possível, a Renault investiu 450 milhões de euros na fábrica e instalou uma nova fábrica de montagem de baterias.
O motor elétrico e as unidades de carregamento para o Novo Kangoo Van E-TECH Elétrico são todos fabricados na fábrica da Renault de Cleon, localizada na Normandia.
O espaço e a eficiência da Master em um modelo totalmente elétrico, mas agora com maior autonomia
O grande comercial elétrico da Renault, o novo Master Van E-TECH Elétrico 52 kWh, recebeu uma bateria nova de 52 kWh, aumentando assim a sua cobertura, com uma autonomia WLTP de até 200 km.
Assim como no Kangoo Van E-TECH Elétrico, a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Sistema de frenagem regenerativa adaptativa), que maximiza a quantidade de energia recuperada, independentemente do modo de frenagem selecionado.
O modo Eco deste comercial - que limita a potência máxima e a velocidade - aliado com os pneus de baixa resistência ao rolamento, asseguram uma maior autonomia e o grande conforto de condução.
Existem dois tipos de soluções de carregamento para a bateria deste comercial:
- Um carregador monofásico de 7.4 kW CA, adequado para todos os tipos de carregamento doméstico.
- Um carregador DC de 22 kW para carregamento rápido em estações de carregamento públicas, permitindo recuperar 50 km de autonomia (ciclo WLTP), em 45 minutos.
A bateria do novo Master Van E-TECH Elétrico de 52 kWh leva 5 horas a atingir 80% de carga, quando ligada a uma Wallbox de 7.4 kW e 10 horas em uma Wallbox doméstica de 3.7 kW.
O novo Master E-TECH Electric de 52 kWh apresenta um motor elétrico energeticamente muito eficiente, com uma potência de 57 kW (equivalentes a 76 cv). Este é o ideal para conduzir tanto em estradas urbanas, como extra-urbanas.
O novo Master Van E-TECH Elétrico de 52 kWh estará disponível em 15 versões (em vez das seis originais), com uma escolha de três comprimentos e três alturas diferentes, disponíveis em 3.1t e 3.5t e, mais tarde, em uma versão de 3.8t. As quatro versões da caixa de carga oferecem um volume de 8 a 15 m3. As duas versões de ‘chassis-cabine’ vêm em L2 ou L3 e são as bases ideais para conversões, sejam de piso plano, de carga/descarga ou de grandes volumes, que podem transportar até 20 m3.
A versão totalmente elétrica possui o mesmo espaço de carga que a irmã com motor a combustão interna (ICE), com um dos maiores volumes de armazenamento do segmento.
O novo Master Van E-TECH Elétrico de 52 kWh também herda todas as características inovadoras do habitáculo da versão de combustão:
- Prateleira ‘Easy Life’ localizada por cima do porta-luvas, que se abre com um simples toque, proporcionando espaço de trabalho adicional e uma zona para pausas para refeições, equipada com um grande porta-copos central.
- Uma grande gaveta ‘Easy Life’ de 10.5L de fácil acesso.
- Carregador de indução para smartphones.
- Uma zona de ancoragem para tablets digitais, na seção central do painel.
- Sistema de infotainment R-link Evolution.
Equipado com Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Assistência ao Estacionamento Traseiro e Câmera de marcha à ré, o novo Master E-TECH Elétrico de 52 kWh tem as últimas novidades em auxiliares de condução (ADAS):
- Assistência ao estacionamento à frente
- Assistência ao estacionamento atrás
- Câmera de marcha à ré
- Assistente à visão traseira, com uma tela na seção superior do para-brisa e uma câmera atrás que proporciona uma visão traseira otimizada de médio e longo alcance
- Assistência aos ventos laterais (de série) que se ativa acima dos 70 km/h e corrige até 50% do desvio lateral do veículo, em condições de condução extremas
- Sensores de luz e chuva (de série)
- Sistema Ativo de Frenagens de Emergência (AEBS), ativo em cidade e em auto-estradas.
- Aviso de Mudança de faixa de rodagem
Produzido em Batilly, na França
Desde 1980, o Master é produzido na fábrica Sovab, da Renault, em Batilly.
Tem quase 2.700 empregados e representa cerca de 5.000 empregos indiretos na economia local. 84% dos fornecedores da fábrica estão sediados na França.
Produzido nas fábricas da Renault em Batilly (França) e em Curitiba (Brasil) desde 2009, o Renault Master é líder de mercado na França, Polônia, Eslovênia, Croácia, Brasil e Marrocos.
O motor elétrico e as unidades de carregamento para o novo Master Van E-TECH Elétrico de 52 kWh são todos fabricados na planta de Cleon, da Renault, na Normandia (França). A bateria é montada na fábrica de Flins e a eletrificação do veículo é realizada nas instalações de Gretz-Armainvilliers.