A TECNOLOGIA e-HYBRID CHEGA AOS JEEP COMPASS E RENEGADE

A eletrificação é totalmente compatível com a liberdade, a polivalência e as qualidades ‘offroad’ que distinguem a Jeep desde suas origens. Com o lançamento da tecnologia híbrida suave e-Hybrid no Jeep Compass e no Jeep Renegade, a marca soma alternativas de muito baixas emissões à sua bem-sucedida linha 4xe, formada pelas versões PHEV que coroam o desempenho de seus diferentes modelos e que já significa um de cada quatro emplacamentos da marca.
A linha e-Hybrid assegura uma redução de 15% do consumo de combustível e das emissões de CO2 com relação às versões gasolina equivalentes. Proporciona a potência e a agilidade de um motor turbo 1.5 gasolina de 130 cv e 4 cilindros com a suavidade de um propulsor elétrico de 15 kW (20 cv), tudo isso gerenciado eficientemente por uma transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades.
Graças a esta combinação de tecnologias, os Jeep Compass e Renegade e-Hybrid oferecem propulsão ‘zero emissões’ no arranque e nas manobras de estacionamento ou quando se circula em baixa velocidade ou em velocidade de cruzeiro.
O motor a gasolina destes veículos é fruto de um exaustivo processo de P D onde foi colocado o foco na melhoria da eficiência. Foi desenvolvido um novo cabeçote, uma câmara de combustão compacta e uma dupla sincronização ‘high tumble’ das válvulas e dos dutos de admissão variável. Funciona com ciclo Miller e se destaca por sua alta relação de compressão de 12.5:1.
O sistema de frenagem dos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid conta com uma função de ‘autocarga’ que usa as desacelerações para maximizar a recuperação de energia cinética e melhorar a eficiência.
Graças ao seu novo sistema de propulsão, os Jeep Renegade e Compass e-Hybrid oferecem uma experiência muito próxima ao conforto, o silêncio e o desempenho dos veículos 100% elétricos.
Com o Silent Start, o veículo arranca sem necessidade de acionar o motor a gasolina, utilizando um modo de condução silencioso, puramente elétrico. Está associada ao e-Launch, que volta a colocar em marcha em paradas curtas, como nos semáforos.
Além disso, com e-Creeping, o motor elétrico proporciona o arranque que normalmente utilizam os veículos automáticos, a uma velocidade que pode variar de 0 km/h até o equivalente ao motor a gasolina em marcha lenta, em primeira ou marcha ré (por exemplo, ao manobrar).
No campo da eficiência, o Energy Recovery recupera a energia que de outro modo seria desperdiçada quando o veículo desacelera (e-Coasting) e durante a frenagem (Regenerative Braking).
Pode-se aumentar o torque enviado às rodas graças ao ‘e-boosting’, que recorre ao motor elétrico que apoia o motor a gasolina; além disso, aproveitando o torque (de tração ou de frenagem) desenvolvido pelo motor elétrico, é possível otimizar o ponto de funcionamento do motor a gasolina.
Através do Electric Drive, o veículo pode circular em silêncio e com zero emissões, utilizando unicamente o motor elétrico, enquanto o motor a gasolina está apagado.
Ao volante, o e-Queueing permite que o veículo possa seguir avançando no caso de retenção de tráfego, seguindo um padrão de ‘parar e continuar’ em modo totalmente elétrico.
Ao final do trajeto, o e-Parking simplifica as manobras de estacionamento, que podem realizar-se unicamente com propulsão elétrica, para garantir uma experiência prática e silenciosa.
Os Jeep Renegade e Compass e-Hybrid vão mais além em termos de sustentabilidade com a edição especial ‘Upland’. Incorpora detalhes estéticos únicos e o uso de materiais sustentáveis, pinturas e acabamentos ecológicos, também estará disponível nos modelos Renegade e Compass 4xe híbridos plug-in.
A linha ‘Upland’ é imediatamente reconhecível por seu novo e exclusivo tom exterior ‘Matter Azur’ e conta com um teto preto bitom (que também exibe um novo design, mais visível e amplo, específico para elo Renegade), rodas de liga em preto brilhante de 17 polegadas (no Renegade) e de 18 polegadas (no Compass), para um aspecto ainda mais distintivo. Para completar o estilo único do exterior, cabe destacar os novos acabamentos de bronze MetaKrome nas molduras da grade dianteira e a placa protetora traseira, além de um adesivo específico no capô.
Por dentro, recorre a materiais reciclados, que caracterizam o revestimento do teto, os tapetes com um desenho novo e específico e os exclusivos bancos SEAQUAL fabricados com plástico reciclado recolhido do oceano e exibindo costuras distintivas em contraste, logotipo Jeep nos encostos dianteiros e aplicação de um vinil orgânico na parte superior.
No Renegade, alguns dos painéis e componentes de plástico preto que são usados no interior também derivam de materiais reciclados, especificamente de plásticos utilizados nos faróis dianteiros dos veículos. O habitáculo também conta com várias molduras pintadas em bronze MetaKrome. No Compass, tanto os painéis das portas como o painel estão estofados com o mesmo material derivado de plásticos reciclados, enquanto que o acabamento bronze MetaKrome, elaborado com pinturas ecológicas, realça todo o perfil do painel.