A ÚLTIMA EDIÇÃO DO JAGUAR E-TYPE PRESTA HOMENAGEM A DOIS PECULIARES PROTÓTIPOS DO MODELO

A divisão de clássicos da Jaguar anunciou o lançamento de uma nova e especial edição limitada baseada em um dos modelos mais importantes da marca, o Jaguar E-Type. Esta nova edição será composta por 6 pares de modelos, cuja configuração se inspira em dois míticos protótipos do icônico clássico britânico.
Ao contrário de outras edições especiais, esta não se trata de uma série de recreações fabricadas especificamente para uma ocasião, como foram os casos dos Jaguar D-Type e Jaguar XKSS apresentados há alguns anos, mas de exemplares autênticos restaurados com uma configuração e acabamentos específicos para esta edição limitada, como foi o caso da edição E-Type Reborn apresentada em 2017.
A nova Jaguar E-Type 60 Collection, que é como se chama esta exclusiva edição, contará com uma produção muito limitada, composta somente por 6 pares de modelos, cada par formado por uma unidade de carroceria Coupe do esportivo britânico e outra no formato Roadster. Precisamente as versões de carroceria que o E-Type foi apresentado em 1961. Estas unidades serão totalmente diferentes entre si, pois cada uma delas presta homenagem a um protótipo histórico do Jaguar E-Type.
As versões Coupe serão construídas à imagem e semelhança do protótipo que portava as placas ‘9600 HP’. Este exemplar foi conduzido a fundo (em inglês ‘flat out) durante a noite desde a fábrica de Coventry até a Suíça, onde teve sua apresentação global. Este exemplar chegou apenas alguns minutos antes ao evento, deixando a anedota para os livros de história da empresa. A nova versão utiliza uma color cinza opalescente muito similar ao do protótipo que recebeu a denominação ‘Flat Out’ por motivos evidentes.
Por sua parte, as unidades Roadster serão criadas para homenagear o protótipo de placas ‘77 RW’, que teve que ser levado às pressas a Genebra pelo piloto de testes da marca, Norman Dewis, devido ao elevado número de solicitações de clientes da marca para testar um exemplar do novo E-Type durante sua estreia. Dewis recebeu a ordem de deixar tudo (‘drop everything’ em inglês) e levar correndo o protótipo à Suíça, daí que a cor verde que exibia este exemplar, muito similar ao British Racing Green do protótipo original, tenha sido batizada como ‘Drop Everything’ Green.
Para criar esta edição limitada a Jaguar irá restaurar 6 unidades do E-Type Coupe e outras 6 do E-Type Roadster e lhes aplicará a configuração anunciada. Ambos os modelos terão debaixo do capô o conhecido motor de 6 cilindros em linha de 3.8 litros que entrega 269 cv e 353 Nm de torque máximo, com o qual o esportivo clássico será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Por enquanto a marca britânica não confirmou preços nem disponibilidade desta nova edição limitada.