À VENDA NA ALEMANHA UM RARÍSSIMO FERRARI F365 GT NART SPYDER FABRICADO EM 1988

Ferrari é sinônimo de beleza, exclusividade e desempenho. Nenhum, ou quase nenhum, dos Ferrari produzidos desde 1947 se qualifica como um carro feio. No entanto, sempre há exceções e o modelo que aparece nas imagens tem um design muito peculiar que custa a crer que é um carro original e não uma réplica. Acontece que acaba de surgir à venda na Alemanha este raríssimo Ferrari F365 GT NART Spyder de 1988, do qual só foram fabricados dois exemplares.
Obra de Luigi Chinetti, seu próprio criador o descreveu em uma entrevista concedida em 2014 a The Car Experience como uma oportunidade perdida. “Poderia ter sido um carro realmente engenhoso”, disse Chinetti. “Ele rodava muito bem, só parecia um pouco estranho. Não saiu exatamente igual aos esboços: era aproximadamente 70% do que deveria ter sido, o que é triste. Acho que é minha culpa, porque não me mantive suficientemente próximo do projeto”.
O designer disse que o carro era 20 centímetros mais alto do que o esperado e que a inclinação do para-brisa comprometia suas formas. Também tinha uma frente inspirada no Ferrari F512 BB LM, assim como seus faróis, e uma estranha grade que rompe a estética. Com este precedente, custa a crer que o carro na realidade tenha valor. No entanto, no mundo Ferrari tudo é exclusivo e tremendamente caro.
Chinetti era filho de Luigi Chinetti, fundador do North American Racing Team (NART) em 1958 e piloto da Ferrari durante anos. Seu filho, conhecido como Coco, também foi piloto e obteve recordes de velocidade em terra e vitórias em sua classe em Le Mans. Isso nos leva a meados da década de 1980, quando decidiu projetar e construir seu próprio Spyder tomando como base um Ferrari F365 GT 2 2 de 1969.
Com a aprovação da Ferrari, foi eliminada a carroceria original para ficar unicamente com o chassi de aço tubular. O corpo foi fabricado com lâminas de alumínio, o que economizou cerca de 450 quilos de peso em comparação com o F365 GT 2 2 original. Também foi substituído o motor V12 de 4.4 litros original por um bloco de 6.0 litros com 358 cv de potência que o tornava mais rápido graças à uma série de melhorias que prometiam uma aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 6 segundos.
Foram fabricados dois exemplares Do Ferrari F365 GT NART Spyder. O primeiro, de cor vermelho com interior preto foi montado em 1986, enquanto que o segundo, o protagonista das imagens, com a carroceria preta e o interior champagne, é de 1988. O carro acaba de sair à venda através do especialista Auto Galerie depois de passar toda sua vida na Alemanha, onde rodou apenas 5.000 quilômetros. O preço anunciado é de 1.3 milhões de euros.