ABARTH 124 SPIDER: CORPO E ALMA PARA OS PURISTAS
Quando o Fiat 124 Spider surgiu no Salão de Los Angeles 2015, muitos aficionados perguntavam se haveria uma versão Abarth. O roadster italiano, que compartilha sua plataforma com o Mazda MX-5, pedia uma versão esportiva que não demorou em tornar-se oficial. O Abarth 124 Spider chegava como uma opção mais esportiva e passional, mantendo intacto o mesmo espírito que tinha o primeiro Abarth 124 fabricado em 1972.
O carro é fabricado no Japão, mas é completado na Officina Abarth em Mirafiori (Turin), onde se agregam os detalhes característicos do carro. Os engenheiros da marca do escorpião dedicaram todo o seu empenho e apresentaram um veículo muito diferente do Fiat 124 Spider. Em termos estéticos é fácil diferenciá-lo graças a seu capô e tampa do porta-malas em preto fosco.
O contraste em sua carroceria bicolor é acentuado por alguns detalhes em vermelho, presentes nos retrovisores e nas pinças de freio. As rodas de 17 polegadas ‘Corsa’ são específicas para o Abarth 124 Spider. Quiseram dar uma piscada ao passado com uma frente apresentando uma grade hexagonal com formato ninho de abelha e três entradas de ar inferiores, como o clássico 124. Na traseira é impossível não notar o difusor que abriga quatro saídas de escape.
No habitáculo se transmite a esportividade do exterior. Inspira-se nos veículos de competição e recebe uma tapeçaria em Alcantara, que dará maior presença ao Abarth 124 Spider. Seus bancos esportivos são estofados em couro vermelho e preto e oferecem uma aderência lateral notável. Os detalhes em vermelho se estendem pela instrumentação e inclusive nas costuras de seu volante esportivo. Apresenta também uma placa numerada para as primeiras 2.500 unidades que chegarem ao mercado.
Mas as mudanças mais interessantes apresentadas pelo Abarth 124 Spider são aquelas que não são percebidas à primeira vista. Debaixo do capô se esconde o motor 1.4 MultiAir Turbo, com uma distribuição variável única no mundo. Incrementa sua potência até os 170 cv e 250 Nm de torque, o que significa 30 cv a mais que o Fiat 124 Spider. Essa mecânica poderá ser combinada tanto com a transmissão manual como com a automática de seis velocidades, denominada ‘Sequenziale Sportivo’ e que utiliza ‘borboletas’ no volante.
Um de seus pontos fortes será o seu peso reduzido de somente 1.060 kg. Isso fará com que tenha uma relação peso-potência de 6,2 kg por cv, a melhor em sua categoria. Além disso, graças ao deslocamento do habitáculo para a parte traseira, se consegue uma divisão de pesos perfeita de 50/50. Portanto, é um veículo realmente de bom desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 232 km/h.
A lista de melhorias em relação ao Fiat 124 Spider não acaba aqui. Existem uma série elementos que colocarão o Abarth 124 Spider em um escalão superior. Em termos dinâmicos destaca-se o diferencial autoblocante mecânico D.M.S. que melhorará seu comportamento. Também incorpora um sistema de freios Brembo com pinças rígidas com quatro pistões e uma suspensão Bilstein com barras estabilizadoras mais grossas. A azeitona do pastel é o seu sistema de escape Record Monza, que tem um som profundo e excitante, característico dos modelos Abarth de rallys.
Depois dessa referência à competição, é impossível não dizer que esse veículo também deu origem ao Abarth 124 Rally. A equipe Abarth Racing desenvolveu uma versão para voltar a competir 40 anos depois. A marca do escorpião no deixa de surpreender com seus esportivos apaixonantes e desde o último mês de setembro, o Abarth 124 Spider já está disponível na Europa por um preço em torno dos 38.000 euros, dependendo do mercado.