ABARTH 500 COM MECÂNICA 100% ELÉTRICA CHEGARÁ EM 2023

O processo de transformação da Abarth em uma marca 100% elétrica já começou. A icônica marca italiana entrará em breve no mundo da mobilidade sustentável e fará isso através do FIAT 500e. O pequeno carro urbano da FIAT foi a base escolhida pela Abarth para o desenvolvimento do seu primeiro veículo elétrico de produção em série.
A entrada em cena de um Abarth 500 com mecânica elétrica marcará o início de um novo e importante capítulo na história moderna da marca do escorpião. É que ratificará a Abarth como uma subdivisão de modelos elétricos de alto desempenho. O próprio Olivier François, CEO da FIAT, realizou algumas declarações esclarecedoras aos britânicos da Autocar sobre o futuro mais imediato da Abarth.
Uma vez que se materialize a chegada aos concessionários deste primeiro Abarth elétrico, a empresa italiana se concentrará em outros lançamentos. Logicamente, tomando sempre como referência o roteiro estabelecido pela FIAT. É que se sabe que neste momento a FIAT está trabalhando em um novo SUV que, entre suas opções mecânicas, haverá uma versão elétrica. É outro dos candidatos a receber o particular ‘tratamento’ da Abarth.
François destacou que não pode ser tão difícil fazer uma versão Abarth do 500 elétrico. No entanto, há vários desafios que devem ser superados: “Há um ano e meio, disse que não pode ser tão difícil fazer uma versão Abarth do 500 elétrico. Os carros elétricos já são muito divertidos de conduzir. A boa notícia é que estamos trabalhando ativamente nisso e, uma vez que se confirme, será relativamente rápido”.
O dirigente máximo da FIAT vem confirmar que o projeto já está em marcha e que em pouco tempo estará à disposição para ver a luz. “A má notícia é que é mais complicado de entregar do que se pensava. Se você quer fazer um Abarth real, não se trata do mesmo powertrain elétrico. Uma vez que se tenha a potência e o torque desejado, já não é o mesmo powertrain, nem a mesma transmissão e freios… Tudo tem que ser adaptado”. Estas palavras de François são muito importantes, já que demonstram que o sistema de propulsão deverá adaptar-se para cumprir com os padrões exigidos pela marca Abarth.
Os testes de condução já estão em marcha apesar de que ainda não foi anunciado de maneira oficial o modelo. E François destaca outra questão que, segundo sua opinião, será determinante, o som: “Será fantástico. O som será muito interessante. Haverá uma opção de guardar silencio ou não”.
Por outra parte, o CEO da empresa italiana assegurou que a comunidade de fiéis seguidores da Abarth será fundamental no processo de desenvolvimento: “Quando se trata de marketing, é uma marca totalmente diferente da FIAT. Estes fanáticos da Abarth não comprariam um FIAT e vice-versa. É basicamente um carro e dois objetivos distintos. Vamos aproveitar a comunidade para envolvê-los no desenvolvimento. As redes sociais são ideais para isso”.