ADEUS AO RENAULT SCÉNIC E LUZ VERMELHA PARA O GRAND SCÉNIC

O segmento dos monovolumes na Europa perde outro modelo, já que a Renault deixou de fabricar o Scénic. A marca francesa já não oferece este compacto para a famílias, à venda desde 1996 quando estreou a primeira geração.
Enquanto o Scénic original vendeu mais de 2.8 milhões de exemplares durante o seu ciclo de vida, seu sucessor moderno nunca teve a atenção que merecia, com apenas 20.678 unidades vendidas no ano passado.
O fabricante francês já não está aceitando pedidos do Scénic, mas é importante destacar que seu irmão de sete lugares, o Grand Scénic, continua à venda. No entanto, de acordo com os franceses da Caradisiac, o final da produção deste veículo com três filas de bancos acontecerá em poucos meses.
O Scénic se une ao Talisman, o sedan estandarte da Renault, que também deixou de ser fabricado recentemente. O auge dos SUV e a queda da demanda de veículos tradicionais, tipo sedan, perua e monovolume, obrigou o fabricante francês a dispensar alguns de seus modelos menos demandados.
O destino do Renault Espace não parece ser diferente, já que não está disponível para pedidos em alguns mercados europeus, embora ainda não tenha sido feito um anúncio oficial sobre sua descontinuidade.
No mês passado, a Citroën, um dos rivais históricos da Renault, retirou do mercado o Grand C4 SpaceTourer. Assim como a marca do losango, o fabricante dos dois chevrons já estava há décadas vendendo esse tipo de veículo polivalente, concretamente desde 1994, quando foi apresentado o Evasion. Foi sucedido pelo C8, maior e mais confortável, que deixou de ser fabricado em 2012.
O Volkswagen Sharan, um monovolume de tamanho similar procedente de Wolfsburg, terminou sua trajetória em 2020. O SEAT Alhambra continua à venda e a Ford segue mantendo não um, mas dois monovolumes em sua linha, o S-Max e o Galaxy.
Para aqueles clientes não quiserem um SUV, a solução pode passar pelas versões de passageiros dos veículos comerciais, como o Renault Kangoo, o Toyota Proace City Verso, o Volkswagen Caddy, o Nissan Townstar e o Mercedes-Benz T Class, isso dentro do segmento compacto.