ADEUS DEFINITIVO AO SALÃO DE GENEBRA

Embora já soubéssemos que o Salão de Genebra estava praticamente condenado, hoje tornou-se totalmente público que não voltaremos a ver o evento.
Sim, os organizadores da feira realizada pela primeira vez em 1905 cancelaram o evento, alegando incertezas relacionadas com a indústria automobilística ou o declínio da expectativa e atratividade das feiras europeias.
Apesar de marcas poderosas como a BYD tenham aproveitado o Salão de Genebra deste ano para apresentar modelos importantes como o U8 da sua marca premium Yangwang, parece que isso não é suficiente.
O Salão de Genebra não será realizado em 2025, como afirmou hoje a comissão organizadora.
A feira, que remonta a 1905, regressou este ano depois de quatro anos ausente devido à pandemia de COVID-19 mas cá entre nós o evento foi um verdadeiro fracasso com a presença apenas do Grupo Renault, da Lucid e de alguns fabricantes de automóveis chineses.
Embora há anos o evento tenha atraído mais de meio milhão de visitantes às instalações da capital suíça e muitos fabricantes europeus tenham anunciado grandes notícias por se tratar de uma zona ‘neutra’ longe de França e Alemanha, isso não foi suficiente.
O comitê organizador disse que continuará organizando um salão do automóvel no Qatar em novembro de 2025, à medida que procura construir um novo grupo de público fora da Europa. O evento do Oriente Médio foi realizado pela primeira vez em 2023 sob o título Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Qatar.
Em resumo, podemos dizer que a comissão organizadora constatou uma falta de interesse por parte dos fabricantes num contexto industrial difícil. A isso devemos acrescentar fatores como a concorrência das feiras de Paris e Munich favorecida pela sua indústria nacional e os níveis de investimento necessários para manter essa feira.
Embora os organizadores tenham tentado reduzir custos para o evento de 2024 numa tentativa de atrair mais fabricantes de automóveis, apenas nove marcas compareceram, incluindo Renault, Pininfarina, Dacia, BYD, Denza, Yangweng, Lucid, MG e SAIC.