AGCO COMEMORA 25 ANOS E RESSALTA IDENTIDADE E SÉCULOS DE HISTÓRIA
- Grupo que detém marcas com grande expertise no setor de equipamentos agrícolas lança selo
comemorativo para celebrar data
A AGCO, uma das líderes mundiais em concepção, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas celebra 25 anos. Embora novo, o grupo contabiliza séculos de expertise por meio das marcas Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra®, que já detinham experiência e tradição no setor e, que, juntas consolidaram a única empresa global que opera exclusivamente no setor agrícola.
Para festejar essa data especial, a AGCO lança um selo comemorativo que ressalta, por meio das cores características da marca, a força e a importância que a empresa tem no setor. Além do selo, foi criado também um slogan que reforça essa mensagem: “AGCO: 25 anos de identidade, séculos de história”.
“Essa data é motivo de muita comemoração para a AGCO, afinal a empresa cresceu, se desenvolveu, agregou marcas de muito valor e expertise e continua trabalhando intensamente visando eficiência operacional e tecnologia de ponta em todos os produtos e serviços oferecidos aos seus clientes”, destaca o vice-presidente de marketing, pós-venda, gestão de produtos e desenvolvimento de concessionárias AGCO para a América do Sul, Bernhard Kiep.
Nessa trajetória, a AGCO passou por um grande processo de mudança, passando de uma empresa pequena e regional, para uma grande empresa que soube aproveitar as tendências e impulsionar a cultura inovadora, ao mesmo tempo, em que conseguiu manter suas raízes.
América do Sul
Para a AGCO, a América do Sul é um mercado grande e bem estabelecido, além de ser uma região pronta para absorver uma quantidade substancial de desenvolvimento e melhorias no setor agrícola. As marcas Massey Ferguson e Valtra, já possuem uma participação considerável de mercado na América do Sul.
"Nos próximos 25 anos, a agricultura sul-americana verá com toda a certeza um aumento nos investimentos em tecnologia de equipamentos de campo, no mesmo nível que já acontece em importantes propriedades na Europa e nos Estados Unidos”, afirma Robert Crain, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral da AGCO América do Norte e América do Sul.
De olho no futuro
Mesmo com 25 anos de fundação, a AGCO é uma empresa engajada em ajudar no desenvolvimento de outros países por meio do compartilhamento de sua expertise. Um exemplo é o projeto Chalimbana Farm, fazenda modelo na Zâmbia que visa incentivar o uso de máquinas agrícolas no continente africano. No local, trabalham cerca de 200 pessoas, cuja subsistência depende da AGCO.
“O setor de máquinas e equipamentos agrícolas tem um enorme potencial de expansão na Zâmbia, uma vez que a agricultura é a principal atividade econômica do país e, por isso, nós fornecemos as soluções para otimizar a vida dos produtores”, ressalta Kiep.
Por meio da fazenda modelo, o grupo auxilia no desenvolvimento e fornecimento de melhorias habitacionais e outras infraestruturas para os trabalhadores e suas famílias, desenvolvimento educacional das crianças locais e doações para as comunidades locais, a partir das receitas dos empreendimentos agrícolas.
“Em pouco mais de duas décadas, a AGCO evolui da categoria de fornecedor de maquinário para um fornecedor de soluções completas, consolida sua expertise no setor de máquinas agrícolas e também volta seu olhar para a questão da sustentabilidade. Uma vez que utiliza seu conhecimento e competência em prol do desenvolvimento e benefício do outro”, finaliza Kiep.
História da AGCO
Ao longo de pouco mais de duas décadas de existência, a AGCO cresceu, se posicionou e, ampliou sua atuação com a aquisição dessas marcas consagradas. No Brasil, o grupo passou a responder pela Massey Ferguson, líder no mercado brasileiro de tratores há mais de cinco décadas ininterruptas, a partir de 1994, e em 2003, assumiu o controle mundial da Valtra, empresa de origem finlandesa, que tem mais de 50 anos de atuação no mercado brasileiro. A partir de 2011, a AGCO começou a investir em armazenagem de grãos através da compra da GSI, que é líder mundial na produção de silos de armazenagem, secadores e transportadores de grãos, equipamentos para confinamento de aves, suínos e pecuária leiteira. E, em 2014, concluiu a aquisição da Santal Equipamentos S/A cujo controle detinha desde janeiro de 2012, reforçando, assim, sua posição no segmento de cana de açúcar.