AGORA É OFICIAL: OS CADILLAC V-SERIES DE ALTO RENDIMENTO SE CHAMARÃO BLACKWING

Assim como já havíamos comentado anteriormente, as novas versões V-Series de alto desempenho da Cadillac receberão uma nova denominação e ela será Blackwing, como apontava a mídia especializada durante os últimos meses. Assim, finalmente isso foi anunciado pela marca americana através de um comunicado de imprensa oficial, onde também foi confirmado que estas futuras versões contarão com transmissão manual.
Foi há quase um ano que a Cadillac apresentou a última geração das versões V-Series, baseadas nos então também novos Cadillac CT4 e Cadillac CT5. No entanto, apesar de compartilharem a denominação com seus supostos antecessores, a verdade é que estas não eram as verdadeiras versões V-Series. Não pelo menos como as conhecíamos até então.
Com somente 329 cv e 365 cv, respectivamente, os novos Cadillac CT4-V e CT5-V ficavam bastante longe em termos de desempenho de seus supostos antecessores, os Cadillac ATS-V e CTS-V. Mas a resposta chegou poucos dias depois, com a apresentação de dois protótipos camuflados de duas novas versões CT4-V e CT5-V, das quais a marca somente revelou que seriam mais radicais e potentes que os modelos já apresentados.
Embora a confusão inicial tenha sido esclarecida na época, uma vez que as novas versões V-Series chegavam para substituir as versões anteriores V-Sport, que acabavam de ser eliminadas da linha, surgia o problema da denominação, pois a marca não revelou o nome destas novas versões V-Series mais radicais. As versões V-Sport da Cadillac contavam com uma imagem mais esportiva e motores mais potentes, mas sem chegar aos extremos das versões V-Series puras. Então, o pessoal de marketing da Cadillac decidiu eliminar as versões V-Sport e rebatizá-las como as anteriores V-Series, enquanto que estas receberão agora também o sobrenome Blackwing.
“Os modelos V-Series Blackwing contarão com um chassi especialmente ajustado, tecnologias de controle de chassi e motores especiais. Cada modelo também será oferecido com transmissão manual, uma característica que a maioria das marcas de luxo já não oferecem, mas continua sendo um grande desejo para muitos aficionados da condução de alto desempenho’, dizia o comunicado da Cadillac.
Desde então temos visto alguns protótipos camuflados dos novos Cadillac CT4-V Blackwing e Cadillac CT5-V Blackwing, mas até este comunicado não havíamos voltado a ter mais informações por parte da marca. Relatos anteriores já revelavam que as novas V-Series Blackwing receberão as mesmas mecânicas de seus antecessores. Isto ainda não foi informado pela marca, mas se for confirmado, significará que o novo CT4-V Blackwing receberá o mesmo motor V6 de 3.6 litros de duplo turbo que entregava 470 cv, enquanto que o Cadillac CT5-V Blackwing terá o mesmo motor V8 LT4 de 6.2 litros sobrealimentado que equipava o Cadillac CTS-V e que entregava 640 cv.