AIRCAR BY KLEIN VISION: O CARRO VOADOR COM MOTOR BMW JÁ VOA ENTRE AEROPORTOS E CIRCULA POR ESTRADAS

Já existe um bom número de carros voadores por aí. A Audi tem um e a Hyundai outro, mas a maioria não passa de grandes drones de passageiros ou helicópteros pessoais. No entanto, há um que merece verdadeiramente o nome. Trata-se do AirCar da empresa eslovaca Klein Vision, o carro voador com motor BMW e carroceria de esportivo (inclusive poderia lembrar a forma de um Porsche 917). Ele acaba de demonstrar que efetivamente funciona no mundo real. Porque já completou seu primeiro voo entre dois aeroportos de cidades diferentes, arrematado com uma viagem por estrada até o centro da cidade.
Pilotado por seu projetista, Stefan Klein, decolou do aeroporto de Nitra, no centro da Eslováquia, e aterrissou na capital Bratislava 35 minutos depois. Um trajeto de menos de 100 km (portanto, não deve ter sido muito mais rápido que por estrada), mas que não terminou na pista. Após o pouso, o mecanismo automático recolheu as asas do carro em menos de três minutos e o piloto (agora motorista) pegou a rodovia para dirigir-se ao centro da cidade. Tudo sem sair do mesmo veículo.
Este foi, aliás, a aterrisagem número 142 da aeronave, que já tem mais de 40 horas de voo sem um único acidente. O que demonstra que é bastante seguro no ar. Na verdade, durante os diferentes testes aos quais foi submetido, alcançou altitudes de 2.500 metros e velocidades de 190 km/h.
Trata-se de um veículo de dois lugares, com um peso de 1.100 kg que é capaz de levar uma carga de 200 kg. Seu propulsor é um motor de 1.6 litros a gasolina (convencional) da BMW com uma potência de 160 cv. Não é exatamente o que se poderia esperar de um carro voador. Claro, para poder atingir os céus necessita de uma pista reta de pelo menos 300 metros. Sua autonomia de voo estimada é de 1.000 km e pode alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h.
O desempenho não parece ser de ficção científica, mas o carro voador com motor de BMW sim se parece com aqueles que muitos de nós tínhamos na cabeça quando crianças. Ou seja, um veículo capaz levá-lo de casa até outro lugar por terra, mas também voar pelos céus. E, além disso, essa ainda não é a versão definitiva. A Klein Vision está preparando um protótipo mais avançado (será o sexto), ao qual se refere como ‘de pré-produção’. O que, aliás, sugere que a empresa já tem planos de comercializá-lo.
Este contará com um motor de 300 cv e uma velocidade máxima de 300 km/h, segundo revelou a empresa. Vamos ficar atentos. Mas, por enquanto, o criador do projeto e piloto de testes, Stefan Klein, já assegurou que este voo “inaugura a era dos veículos duplos” e que “abre uma nova categoria de transporte que devolve aos carros a liberdade que sempre lhes foi atribuído”. E isso acontece não em Silicon Valley, mas na Eslováquia.