ALFA ROMEO BRENNERO DEVERÁ CHEGAR EM 2023

Por enquanto não há sinais de que isso vá acontecer, que a Alfa Romeo lance um comunicado confirmando expressamente a produção do futuro modelo que cobrirá o espaço do extinto MiTo. Se a marca italiana sempre foi muito zelosa em relação ao desenvolvimento de novos modelos, agora essa linha foi reforçada ainda mais com a chegada dos franceses ao comando da marca de Milão.
Apesar disso, seus responsáveis sempre dão alguma pista do futuro, e as últimas declarações de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, em uma mesa redonda celebrada com jornalistas do Reino Unido e que foi divulgada pela ‘Europe Autonews’, confirmam que voltarão ao segmento B em 2023, embora, e como é lógico, não tenha confirmado com qual modelo fará isso. Acontece que existe um segundo SUV nos planos da marca italiana, situado na escala abaixo do Tonale, e com o qual se pretende reconduzir a Alfa Romeo.
Imparato destacou algo que não se pode duvidar: os segmentos B e C são os mais importantes do mercado, apontando em suas declarações que: “Estou convencido de que se eu quiser colocar a Alfa Romeo do lado seguro dos lucros e perdas em 10 anos, devo estar nos segmentos maiores do mundo, de modo que preciso estar nos segmentos B-SUV e C-SUV. Ficar na esquina não traz nenhum resultado”.
Para se ter uma ideia mais real do que significam estes dois segmentos, Imparato também mencionou as cifras: “O segmento dos SUVs compactos movimenta entre 2.5 e 3 milhões de carros por ano na Europa, enquanto que o dos B-SUV chega aos 2 milhões. Qualquer que seja a participação de mercado que se tenha, é um efeito enorme em termos de volume”. Argumentos e declarações que quase confirmam que o Brennero será o próximo modelo da Alfa Romeo que chegará alguns meses depois do lançamento comercial do Tonale.
Imparato também soltou uma pérola muito interessante, destacando que: “Posso lutar perfeitamente com a MINI”. Uma nova declaração de intenções, que abre portas muito interessantes, pois em 2023 os britânicos estrearão uma nova geração do Hatch (incluindo um eléctrico), um novo Countryman e um crossover elétrico que se posicionará abaixo deste modelo. A grande pergunta é se Imparato lutará contra a MINI com algo mais que um B-SUV, do qual sabemos que será oferecido com versões a combustão tradicionais e com uma versão elétrica, como na Peugeot e na Opel. Talvez um utilitário também esteja nos planos.